Notícias

05 dezembro, 2014 Município participa da Justiça em prol da cultura de paz

Mais de 38 mil multiplicadores participaram do Justiça e Escola, em Macaíba.

“Nossos esforços são para contribuir para a formação de crianças e adolescentes como agentes multiplicadores de saberes, proporcionando uma maior interação entre o Poder Judiciário e a sociedade, ou seja, fomentar a filosofia do programa para os alunos e a comunidade que ele está inserido”, disse a secretária Marcia Portela.

Pois bem, é com esse objetivo que o município de Macaíba, neste ano de 2014 firmou parceria e aderiu ao projeto Justiça e Escola, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). Uma parceria de peso. Números divulgados recentemente pela revista oficial do órgão, Macaíba proporcionalmente é que mais envolveu alunos, professores, enfim, multiplicadores no projeto no período de um ano.

Em números, neste primeiro período de participação 38, 400 (trinta e oito mil e quatrocentos) agentes multiplicadores participaram do Justiça e Escola. A capital do estado que participa do projeto desde 2007 tem a marca de 171 mil alunos. Isso, em proporções, anualmente significa a participação de 28 mil alunos.

A metodologia do programa “O Caráter Conta” se baseia em seis pilares: sinceridade, respeito, responsabilidade, senso de justiça, ética e cidadania. Somente em Macaíba, o programa foi desenvolvido em 42 escolas. O projeto que promove cidadania e a formação das crianças e jovens atua em 19 cidades do RN com uma equipe de 3.600 educadores. Tudo isso, coordenado por uma equipe formada por membros do TJRN, dentre eles, a desembargadora Zeneide Bezerra.

Recentemente Macaíba foi uma das cidades convidadas para participar do 1º Congresso Estadual do Programa Justiça e Escola sucedido em Parnamirim. O prefeito Fernando Cunha prestigiou o evento ao lado de centenas de profissionais de educação, autoridades políticas e judiciais de 19 cidades do estado que sediaram as ações do Programa Justiça e Escola.

Texto: Sérgio Silva

Fotos: Márcio Lucas

ASSECOM-PMM