Notícias

22 novembro, 2010 Equipe macaibense comemora o Dia Mundial do Xadrez

A equipe de Xadrez Macaibense participou no último sábado (dia 22) de

A equipe de Xadrez Macaibense participou no último sábado (dia 22) de um torneio em comemoração ao Dia Mundial do Xadrez, evento realizado pela Academia Damasceno localizada no bairro de Morro Branco, na capital.

Para esse intento a delegação de Macaíba levou consigo um total de dezoito enxadristas do Projeto Xadrez na Escola, que tem apoio da Prefeitura de Macaíba e coordenado pelo professor Lukremarte Melo.

Repetindo o sucesso alcançado em todas as competições durante o ano de 2010, os atletas dessa feita conseguiram a conquista de 18 medalhas de ouro, 2 de prata e 2 de bronze.

O destaque ficou para Rosangela Martins que foi campeã no absoluta no feminino.

DIA MUNDIAL DO XADREZ

19 de novembro é o Dia Mundial do Xadrez, comemorado nesta data devido ao nascimento de José Raul Capablanca, único sul-americano Campeão do Mundo.

A origem do xadrez é um dos maiores mistérios do mundo. Ela é tanto atribuída ao lendário rei Salomão do Velho Testamento, quanto aos sábios mandarins da China, contemporâneos do filósofo Confúcio.

Mas há quem atribua a origem do xadrez aos egípcios, talvez porque um dos documentos mais antigos sobre o xadrez é a pintura mural da câmara mortuária de Mera, em Sakarah (nos arredores de Gizé, no Egito). Ao que parece, essa pintura, que representa duas pessoas jogando xadrez, data de aproximadamente 3000 anos antes da era cristã.

No Brasil, o jogo existe desde 1808, quando d. João VI ofereceu à Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, um exemplar do primeiro trabalho impresso sobre a matéria, de Autoria de Lucena.

Os estudiosos garantem que além de melhorar o desempenho do cérebro, jogar xadrez é também uma forma de desenvolver a criatividade.