01 dezembro, 2014 SMS promove semana de combate à AIDS

Ações têm início neste dia 1º de dezembro

A partir de hoje (01), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) organiza uma programação voltada para a temática AIDS, intensificando ações de prevenção e incentivo ao diagnóstico em tempo hábil do Vírus HIV. Na data de 01 de dezembro, celebra-se o Dia Mundial de Combate à AIDS. Todas as unidades de saúde da rede municipal vão fazer o teste rápido para detecção do vírus.

A programação se encerra no próximo sábado (06), quando o Serviço de Atenção Especializada em DST/AIDS e hepatites virais (SAE), em parceria com as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), vai disponibilizar testes rápidos, no horário entre 8h e 12h, na Escola Estadual Auta de Souza, centro da cidade.

Segundo estatísticas do Ministério da Saúde, 718 mil pessoas no Brasil estão contaminadas pelo HIV, porém 150 mil não estão cientes de tal fato, conferir: <http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/12971-ministerio-da-saude-e-unaids-celebraram-o-respeito-aos-direitos-humanos >. Para realizar o teste, o (a) usuário (a) deverá se apresentar em qualquer uma das unidades de saúde portando um documento de identificação com foto.

Texto: Andry Morais

ASSECOM-PMM