12 julho, 2009 Prefeitura e Caern vão sensibilizar população sobre importância do esgotamento sanitário

Órgãos vão desenvolver campanhas de educação ambiental e pretendem conscientizar macaibenses para importância da realização do trabalho

A Prefeitura de Macaíba e a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) vão trabalhar em conjunto para sensibilizar a população do município sobre a importância da implantação do esgotamento sanitário da cidade. A ação conjunta faz parte da segunda etapa do trabalho de esgotamento sanitário e da ampliação da rede de abastecimento de água no município.

O primeiro encontro entre os representantes da Prefeitura e da Caern, realizado no final de junho, ocorreu na sala de reuniões da Prefeitura. Durante a reunião, a assistente social da Gerência de Qualidade do Produto e Meio Ambiente da Caern, Roberta de Medeiros Falcão, apresentou uma síntese das ações e metas que serão desenvolvidas para se conseguir o resultado. Na ocasião, peças publicitárias como cartilha, livros de colorir e Cds, foram apresentados aos participantes para que se tenha idéia de como será feito o trabalho de conscientização dos macaibenses.

Os representantes da Prefeitura que participaram da reunião, secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Pedro Galvão, secretária de Assistência Social, Dayse Rosane de Medeiros, secretário de Cultura, Marcelo Augusto, além de representantes das secretarias municipais de Educação e de Saúde de Macaíba, apresentaram sugestões para realização do trabalho em conjunto com a Caern.

As iniciativas de conscientização junto à comunidade serão realizadas com o apoio de equipes de agentes comunitários de saúde e os adolescentes do Pró-Jovem e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Os líderes comunitários também vão ser contactados para ajudarem neste processo.

Segundo a Caern, o sistema de abastecimento de água do município será ampliado para todos os bairros através de 9 mil ligações domiciliares. A segunda etapa do sistema de esgotamento sanitário será desenvolvida com a implantação de 26 quilômetros de rede coletora de esgotos e 5 mil ramais prediais, que vai atender 47 mil pessoas.