30 dezembro, 2014 Prefeitura estimula artesanato local nas festas de fim de ano

Grupo de artesãs foi selecionado para divulgar e vender produtos em auto natalino

Um grupo formado por 17 artesãs do município de Macaíba participou do espetáculo do Auto do Natal, ocorrido entre 19 e 22 deste mês, na Praça Paulo Holanda. Elas foram selecionadas pela equipe do Programa PRONATEC, da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), para comercializarem suas mercadorias após participarem de orientações técnicas sobre participação em feiras e eventos.

O tema do Auto do Natal foi “Os viajantes da Vila de Coité”.  A festa ofertou às famílias macaibenses, além de muita emoção, uma grandiosa oportunidade de ver artistas locais se apresentando ao ar livre e com acesso gratuito. Nesse evento, pôde-se mostrar o potencial da economia criativa dos artesãos da cidade, numa variação de diversas tipologias, como por exemplo: bonecas de pano, bordados, crochês, fuxicos, filtro dos sonhos, panos de prato, sandálias customizadas, tiaras, entrou outros materiais. O objetivo é dar apoio, desenvolver a criatividade e contribuir para a qualificação e aperfeiçoamento do artesanato regional, garantindo assim geração de trabalho e renda.

Artesanato em 2014

Durante este ano de 2014, o artesanato macaibense contou com o expressivo apoio da Prefeitura de Macaíba. Nos primeiros dias de janeiro, artesãos macaibenses participaram de um seminário sobre empreendedorismo e microempreendedorismo individual.

Já no final de janeiro, 19ª Feira Internacional de Artesanato (FIART), o estande “Macaíba com Arte”, da Prefeitura de Macaíba, trouxe a arte que encanta e inspira trabalhos como artes sacras feitas em barro e madeira, crochês, fuxicos, tiaras, dentre tantos outros trabalhos que são uma prova do talento artístico dos macaibense.

Em fevereiro, 4 artesãs de Macaíba foram selecionadas para participar de dois eventos na capital potiguar, no bairro da Ribeira. Em março, um grupo de 15 artesãos (ãs) macaibenses foi convidado pelo PROART (Programa Estadual de Artesanato) para participar da palestra Vitrines Culturais-artesanato para a Copa do Mundo.

Em agosto, o espaço “Macaíba com Arte” levou 4 estandes até a 20ª Multifeira Brasil Mostra Brasil, evento de porte internacional. A Prefeitura também prestou significativa assistência aos artesãos locais. Artes sacras, pinturas em tecido, crochê, bolsas de cartonagem, dentre outros tipos de artesanato, foram expostos.

Em novembro, representantes do artesanato de Macaíba foram convidados a participar de uma reunião referente ao Sistema Municipal de Cultura, foi realizado um debate sobre políticas culturais a serem implementadas no município.

Texto: Andry Morais

Foto: Márcio Lucas