05 fevereiro, 2015 SMS realiza reunião sobre a REMUNE

Questões relacionadas a medicamentos foram debatidas

Na tarde de ontem (04), houve uma reunião referente à Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUNE) na Secretária Municipal de Saúde (SMS). Na ocasião, foi debatida a atualização da lista de medicamentos. A reunião contou com a participação dos profissionais das Estratégias de Saúde da Família (ESFs), incluindo médicos do Programa Mais Médicos, dentistas, enfermeiras, farmacêuticos e técnicos da SMS.

O objetivo da REMUNE é trabalhar com medicamentos essenciais e promover sua disponibilidade, acesso, sustentabilidade, qualidade e uso racional, quer seja por parte dos profissionais de saúde, quer seja por parte dos usuários dos serviços de saúde. Através do REMUNE, procede-se o trabalho de seleção dos medicamentos, levando-se em consideração a sua eficácia, segurança, qualidade e custo.

A lista de medicamentos local é baseada nas recomendações da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME), do Ministério da Saúde, usada para tratar as principais doenças que existem no território nacional.

Texto: Andry Morais

Foto: Márcio Lucas