10 fevereiro, 2015 Proporcionando um novo olhar

Prefeitura inicia novo mutirão contra o glaucoma

Ontem (09), a Prefeitura de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início a mais uma grande ação contra o glaucoma – doença silenciosa que inclusive pode levar à cegueira total.

Foram centenas de pessoas atendidas no primeiro dia. Nesta terça (10), o mutirão continua no Pax Club. O horário de atendimento é das 8h às 16h. Amanhã (11), o horário será das 8h às 12h.

Dona Cilene Terto, 58 anos, residente na Avenida Jundiaí, foi uma das pessoas atendidas por este novo mutirão. Em relação à ação da SMS, a senhora afirmou: “É a terceira vez que venho, o atendimento é ótimo. O quem vim procurar encontrei – tô me tratando e tô melhorando!”

Sobre o mutirão

O paciente que participar do mutirão será cadastrado com vistas a passar por uma avaliação de seu quadro clínico. Caso seja diagnosticada alguma anormalidade relacionada ao glaucoma, ele será medicado e receberá futuro acompanhamento oftalmológico. A cada três meses, passará por uma nova consulta, consequentemente, recebendo nova medicação.

Qualquer pessoa poderá requerer o exame na ocasião do mutirão. Para tanto, será necessário que esteja munida da seguinte documentação: RG (original e cópia), CPF (original e cópia), cartão do SUS (original e cópia) e comprovante de residência (original e cópia). Testes de glicemia e verificação de pressão também estão sendo feitos no local. Mais informações podem adquiridas através dos telefones 3271-6550 e 3271-6545.

Outras ações para cuidar da visão

No sábado (07), foram feitos vários exames e atendimentos no Centro de Convivência de Idosos (CCI), contemplando pessoas das zonas urbana e rural do município. O objetivo é, segundo a SMS, atender a demanda reprimida da rede municipal.

Texto: Andry Morais

Foto: Márcio Lucas