03 março, 2015 Prefeitura realiza acolhimento de estudantes e profissionais de saúde

Prefeitura mantém convênio com várias universidades

Ontem (02), foi realizado o acolhimento dos futuros estagiários, docentes, preceptores e profissionais de saúde em Macaíba. O evento foi realizado no Centro de Convivência de Idosos (CCI), com organização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A Prefeitura ampliou o convênio que mantém com instituições de ensino superior do Rio Grande do Norte. Neste ano de 2015, Macaíba receberá estudantes de três faculdades privadas, além daqueles que virão da UFRN. Em anos anteriores, recebia de uma universidade privada e da UFRN.

Sobre o convênio, o prefeito Fernando Cunha comentou: “Temos a satisfação de contribuir na formação de futuros profissionais de saúde para o Estado do Rio Grande do Norte e o País”. Já o representante de uma das faculdades privadas completou: “Muito importante a preocupação do município com a educação permanente, tendo em vista que todos ganham, população, servidores e a sociedade”. Os campos de atuação para estágios em saúde serão as seguintes unidades: Centro de Saúde Luiz Antônio Fonseca Santos (Posto da Maré), Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Serviços de Saúde Mental (CAPS –Ad e Caps II).

Conforme a SMS, um dos fatores que levaram a essa ampliação foi a estrutura da rede de saúde do município, considerada por discentes e docentes como uma das melhores do RN, sendo bem organizada em seus níveis de atenção primária, secundária e terciária. Atualmente, existem 23 unidades Estratégia de Saúde da Família (ESF) e um centro especializado (Posto da Maré) com 26 especialidades médicas, além de outros atendimentos em saúde, psicologia, fisioterapia, exames laboratoriais e complementares.

Texto: Andry Morais

Fotos: Márcio Lucas