04 março, 2015 Oficina sobre o Pronatec é realizada

Evento contou a presença de profissinais da área de Assistência Social e discutiu as oportunidades no mercado de trabalho e a oferta de cursos do programa.

Nesta quarta-feira foi realizada a Oficina de Pactuação do Pronatec Brasil Sem Miséria, no auditório do Senac, em Macaíba.

Na oportunidade estiveram presentes o prefeito Fernando Cunha; a secretária municipal Assistência Social, Andrea Carla Ferreira; o diretor da Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social, Luiz Muller; representantes da Sethas (Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social) e representantes do Senac; Fiern; EAJ; Senai; empresariado local; técnicos de Assistência Social e gestores da área de Assistência Social de 35 municípios potiguares.

O objetivo geral do evento foi propiciar aos participantes o entendimento sobre os procedimentos de implementação dos cursos de qualificação profissional nos municípios. Em 2014, cerca de 600 pessoas que fizeram os cursos do Pronatec em Macaíba conseguiram empregos. A secretária municipal de Assitência Social da cidade de São Pedro, Eriberta de Morais afirmou sobre o evento: "Uma oficina muito interessante. Importante para ficarmos atualizadas com relação ao assunto", declarou a secretária.

Sobre o trabalho realizado pela Semtas no município, o representante do Ministério do Desenvolvimento Social, Luiz Muller afirmou: “Em primeiro lugar quero dizer da importância do município, do prefeito de Macaíba compreender a Assistência Social como uma política para beneficiar a cidadania do município, principalmente aqueles que mais precisam. Isso pode ser demonstrado na fala da equipe de Macaíba durante a oficina”, disse.

Com relação à oficina, o diretor disse: “É muito positivo que Macaíba tenha se disposto a chamar para cá não só ofertantes para discutir as demandas do Pronatec, como também outros municípios para poder estruturar não só o programa mais a própria Assistência Social. Só tenho que agradecer ao prefeito, a equipe da Assistência e a cidade”, afirmou.

Texto: Tadeu de Oliveira

Fotos: Márcio Lucas