05 março, 2015 Ano letivo tem início em Macaíba

Prefeitura desenvolverá uma série de ações na Educação neste ano.

O ano letivo para os alunos da rede municipal de ensino macaibense começou na última segunda (2). Um ano repleto de ações que serão desenvolvidas pela Prefeitura de Macaíba, por meio da SME (Secretaria Municipal de Educação).

Os mais de 8.300 alunos que estão matriculados na rede municipal, distribuídos entre a educação infantil, o ensino fundamental I e II e a EJA (Educação para Jovens e Adultos) podem contar com o transporte que está cumprindo todas as rotas. Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura de Macaíba renovou o convênio com o Governo do Estado que garante o transporte dos estudantes.

Para os alunos com necessidades especiais, a Prefeitura providenciou a presença de cuidadores que os auxiliarão durante as aulas. O quadro de professores também está completo, ou seja, todas as turmas da rede municipal contam com professores, a merenda está sendo servida em todas as unidades de ensino e na próxima segunda (9) começará a entrega dos novos uniformes escolares.

O kit é composto por camiseta, short (ou calça), um par de meias e uma mochila. Em agosto de 2014 foram entregues um par de tênis para os estudantes. Todos os alunos da rede municipal receberão o uniforme. No dia também serão entregues o material didático da educação infantil. Vale salientar que os livros do PNLD (Programa Nacional do Livro Didático), que atendem os alunos do 1º ao 9º ano estão nas escolas.

Estas ações fazem parte de um calendário de atividades planejado pela SME (Secretaria Municipal de Educação) para o ano de 2015 que ainda conta com capacitações, eventos e cursos que serão realizados no município.

Uma série de atividades

Durante o ano de 2015, a Prefeitura, por intermédio da SME realizará uma série de ações com o objetivo de fortalecer a educação no município. Capacitação do PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa); Programa Uninter de Formação Continuada para a educação infantil; seminários temáticos por área de conhecimentos; FestMais (Festival do programa Mais Educação); oferta de cursos de Raciocínio Lógico para os 9º anos entre outras atividades fazem parte do planejamento.

A Slim (Semana Literária de Macaíba) também será realizada. Neste ano, o autor homenageado será Monteiro Lobato. A escolha foi realizada durante a Semana Pedagógica, que aconteceu na semana passada.

Texto: Tadeu de Oliveira

Fotos: Márcio Lucas