26 março, 2015 Macaíba terá transporte interbairros

As linhas serão integradas e incluem os itinerários da Escola Jundiaí e UPA.

Em audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira (25), no Pax Club foi aprovado o Plano de Mobilidade Urbana de Macaíba, que possibilitará a implantação do transporte interbairros, ligando todas as comunidades da cidade.

O projeto de reestruturação dos serviços de transporte coletivo urbano e interdistrital era uma necessidade antiga da população macaibense. O sistema será tarifado eletronicamente, possibilitando a integração de linhas.

Na prática, nesta primeira etapa de implantação, os usuários poderão viajar entre os bairros pagando tarifa única. Os itinerários aprovados no Plano abrangem o conjunto Alfredo Mesquita, Rua Dinarte Mariz, Rua Olímpio Maciel, Rua José Coelho, Liberdade, Campo das Mangueiras, Loteamento Maria Pinheiro, Morada da Fé, Campo da Santa Cruz, Loteamento Santo Antônio, Nova Macaíba, Vila São José, Promorar, Aliança, Areia Branca, Eloy de Souza, Novo Alecrim, Park Village, Recanto Verde, Rua Major Antônio Delmiro, Campinas, Bom Sossego, IPE, Barro Vermelho, Centro, Auta de Souza, Monte Líbano, Tavares de Lira, Gondelo, UPA, Escola Agrícola de Jundiaí, Araçá, Lagoa Grande, Loteamento Esperança, Vilar, Pé do Galo, Distrito industrial, Santa Rosa, Manoel Dias e Recreio do Trevo. Bela Vista, Guarapes e Mangabeira também passarão a integrar o sistema único de transporte urbano.

Macaíba é o primeiro município a avançar nesta matéria. O prefeito Fernando Cunha destacou a importância do Plano: “Será um marco para o desenvolvimento de Macaíba. Trará vários benefícios diretos e indiretos para todos os segmentos, como o comércio e a indústria. A distância não será mais empecilho para nenhum macaibense conquistar seu emprego. Vamos integrar a população, aproximá-la do centro comercial e das oportunidades que o município está atraindo”, observou o prefeito.

Durante a abertura da Audiência Pública, o prefeito também destacou os efeitos positivos que o Plano de Mobilidade trará aos estudantes. “Macaíba está prestes a receber vários cursos técnicos e de nível superior por meio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Por isso, teremos linhas permanentes para Escola Agrícola de Jundiaí”, concluiu.

Segundo o projeto apresentado, o transporte será realizado por micro-ônibus com monitoramento por câmeras. A regularidade do serviço será garantida inclusive aos finais de semana e feriados.

Com sua aprovação, agora o Plano de Mobilidade segue para apreciação da Câmara Municipal. Após este trâmite, a empresa será escolhida por licitação e o serviço será implantado em até 180 dias.

A audiência contou com a presença de representantes de várias entidades da cidade e órgãos estaduais, dentre eles, o prefeito Fernando Cunha; Raquel Medeiros, promotora da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Macaíba; Capitão Tony Swamarn, representante da Companhia de Policiamento Rodoviário Estadual; Arthur Oliveira, da Superintendência da PRF; Coronel PM Josimar; Maria Eugênia, Chefe de Divisão de Transportes do DER; Luiz Antônio Lacerda, representante da classe empresarial macaibense; autoridades de trânsito de cidades vizinhas; e vereadores do município.