26 março, 2015 Garantia Safra do ano de 2014 começa a ser pago em abril

Agricultores familiares serão beneficiados.

Após tomar conhecimento que os agricultores do município não estavam contemplados a receber o Garantia Safra, a Prefeitura de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Semape) buscou dados que comprovam que no município houve perda na produção de milho, feijão e mandioca em mais de 50%, devido às irregularidades das chuvas no ano de 2014.

Com isso, graças aos dados levantados pela Secretaria Municipal de Agricultura, que comprovaram, por meio de levantamento realizado junto aos órgãos do Governo do Estado e Federal, que as chuvas de 2014 não foram suficientes para alcançar no município uma colheita acima dos 50%, o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que deixou o município de fora do Garantia Safra de 2014, reconheceu que os cálculos estavam incorretos.

Segundo Dione de Freitas, Coordenadora Nacional do Garantia Safra, em Brasília (DF), as informações foram reconsideradas pelo MDA e o município voltou a ser incluído para que os agricultores familiares comecem a receber o Garantia Safra. No total, serão R$ 850,00 (oitocentos e cinquenta reais) divididos em cinco parcelas de R$ 170,00 (cento e setenta reais), sendo que a primeira delas está prevista para ser liberada a partir do dia 16 de abril, pela Caixa Econômica Federal.

O que é o Garantia-Safra?

É uma ação do Pronaf para agricultores familiares que se encontram em municípios sistematicamente sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas. Os agricultores que aderirem ao Garantia-Safra (GS) nos municípios em que forem verificadas perdas de, pelo menos, 50% do conjunto da produção de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão, ou outras culturas definidas pelo órgão gestor do Fundo Garantia-Safra, receberão o benefício Garantia-Safra diretamente do governo federal.