20 abril, 2015 Macaíba é finalista em prêmio nacional de Assistência Social

Projetos Cultura Jovem na Praça e Trabalho e Renda concorrem no evento.

A Prefeitura de Macaíba, por intermédio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) está concorrendo com dois projetos no Prêmio Boas Práticas 2015, do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas).

É o único município do Rio Grande do Norte que concorre com dois projetos no evento. A apresentação dos projetos será no próximo dia 28, em Fortaleza. Em 2014, a Prefeitura também concorreu com o projeto Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

O CONGEMAS é aberto a todos os municípios brasileiros onde cada um concorre dentro do seu porte, ou seja, existe a categoria, metrópole, grande, médio, pequeno I e pequeno II.

Macaíba concorre no quesito porte médio. O Congemas é uma organização que reúne gestores de Assistência Social de todo o país, organizados em colegiados estaduais, fazendo assim com que a interlocução dos municípios com o estado e a união se torne cada vez mais qualificada.

Cultura Jovem na Praça

O objetivo do projeto é fortalecer os vínculos das crianças e adolescentes partícipes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com a comunidade e território onde vivem estimulando a cultura e reduzindo os índices de violência nestes territórios.

As atividades do Cultura Jovem na Praça aumentaram em 50 % a participação diária dos participantes dos serviços nas atividades, motivados pela realização e mostra de suas próprias produções a toda a comunidade.

Trabalho e Renda

O objetivo do projeto Trabalho e Renda é estimular a geração de emprego e a qualificação profissional da população com a oferta de seminários, palestras, oficinas e orientações. Dentre os resultados apresentados pelo projeto estão mais de 800 alunos inscritos em cursos de capacitação e qualificação profissional no município e mais de 3.500 encaminhamentos realizados para oportunidades de emprego de 2013 até este ano.

Texto: Tadeu de Oliveira

Fotos: Márcio Lucas