06 maio, 2015 Cônsul de Cuba visita Macaíba nesta quarta

Representante de Cuba esteve na Prefeitura, em duas ESFs e na UPA

Nesta quarta-feira (06), o município de Macaíba recebeu a visita do cônsul de Cuba, Orelvis Montes de Oca Léon. A autoridade foi recepcionada pelo vice-prefeito Olímpio Maciel, pelo presidente da Câmara Municipal, Gelson Lima, e pela secretária municipal de Saúde, Silvana Cosme, no Palácio Auta de Souza. Outros representantes do Legislativo Municipal também marcaram presença. O cônsul estava acompanhado por Maria Elena Rondon (Referência da OPAS – Organização Pan-Americana de Saúde – para os estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba), Uaicy Alencar (Referência do Ministério da Saúde para o Programa Mais Médicos no RN), Karolini Rebouças (Também referência do Ministério da Saúde) e Maria José Amador (Referência na Atenção Básica no RN).

Após a recepção, houve uma reunião com representantes da Prefeitura, o cônsul e sua equipe, e os médicos da cooperação Brasil/OPAS/Cuba. O objetivo da visita foi acompanhar o desenvolvimento do Programa Mais Médicos no município. Atualmente, o Programa tem 13 profissionais atuando em Macaíba, sendo que 7 deles são cubanos, segundo a secretaria municipal de Saúde. Estima-se que uma população de 39 mil pessoas sejam abrangidas pelas ações desses profissionais em âmbito municipal.

Em seguida, Orelvis Montes e a equipe que o acompanhava foram visitar as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) dos distritos de Cana Brava e Traíras, além da UPA. Populares relataram o bom atendimento que vem recebendo dos profissionais do Programa Mais Médicos, principalmente dos cubanos, que foram elogiados pelos usuários das comunidades visitadas.

Macaíba foi uma das primeiras cidades do RN a aderir ao Programa Mais Médicos, do Governo Federal, e hoje em dia só perde em número de profissionais atuantes para a capital potiguar. Uaicy Alencar, representante do Ministério da Saúde, comentou sobre o programa em Macaíba: “Parabenizamos o município pela coragem que teve ao implantar o programa em sua fase inicial, quando muitos municípios não acreditavam”. “Hoje, o programa é considerado um sucesso no município principalmente porque Macaíba oferece condições para que os profissionais que vieram possam desenvolver seu trabalho de forma satisfatória”, frisou. Ainda, destacou que, além do acolhimento, as unidades de saúde são estruturadas e elogiou a parceria que a gestão municipal mantém com as universidades, federal e privadas, o que fortalece ainda mais a rede local.

Texto: Andry Morais

Fotos: Márcio Lucas