13 maio, 2015 Prefeito sanciona Lei dos Bombeiros Civis

Lei 1.751/2015 regulamenta a profissão em Macaíba

O Boletim Oficial de Macaíba publicou em sua edição de nº 794, ano VI, 12 de maio de 2015, a informação que o prefeito Fernando Cunha Lima Bezerra sancionou a Lei que regulamenta a profissão de bombeiro civil em Macaíba – Lei nº 1.751/2015. A exemplo como municípios vizinhos, incluindo a capital potiguar, Macaíba agora poderá contar com a atuação efetiva desses profissionais.

Segundo a publicação, para efeitos da Lei, considera-se: I – área de risco: o ambiente externo à edificação que contém armazenamento de produtos inflamáveis, combustíveis e/ou instalações elétricas e de gás; II – evento de grande concentração pública: show, feira, exposição, evento cultural e esportivo com participação de 1.000 (mil) pessoas; e III – bombeiros civis: aqueles que, habilitados nos termos da Lei Federal nº 11.901 de 12 de janeiro de 2009, exerçam em caráter habitual, função remunerada e exclusiva de prevenção e combate a incêndio, como empregado contratado diretamente por empresas privadas ou públicas, sociedades de economia mista, ou empresas especializadas em proteção de serviços de prevenção e combate a incêndio.

Para ser um bombeiro civil, ou brigadista particular, faz-se necessário realizar um curso de formação de bombeiro civil profissional.  O profissional formado pode atuar na prevenção e combate a incêndios e prestação de primeiros socorros tanto em empresas públicas quanto em privadas, além de escolas, comunidades, etc. Confira a Lei aqui: http://prefeiturademacaiba.com.br/up/boletim/555274261fe14456392642.pdf

Texto: Andry Morais

ASSECOM-PMM