20 maio, 2015 Nova turma do Projeto Formare cola grau

Projeto qualifica jovens para o mercado de trabalho

Na tarde desta quarta-feira (20), ocorreu a solenidade de colação de grau da nova turma de 20 alunos do Projeto Formare. O evento foi realizado na Coteminas, indústria pioneira nesse projeto no Rio Grande do Norte e na própria Região Nordeste. Agora, os jovens estão aptos para atuarem como operadores polivalentes da indústria têxtil, após totalizarem uma carga de 1.600 horas de aulas teóricas e práticas e receberem um certificado reconhecido pelo MEC.

Os jovens ingressam no projeto através de um processo seletivo, no qual são testados em uma prova contendo questões de Português, Matemática, Redação e Conhecimentos Gerais. Em seguida, participam de dinâmica de grupo, entrevistas individuais e visitas domiciliares realizadas por uma equipe técnica. A Coteminas foi a primeira indústria no estado a adotar o Formare, que funciona em parceria com a Fundação Iochpe e apoio da Prefeitura de Macaíba.

A solenidade contou com a presença do prefeito Fernando Cunha; do vice-presidente industrial do Grupo Coteminas, João Batista Gomes Lima; do diretor industrial da Coteminas-RN, Eduardo Barbosa Campolina; do diretor administrativo da Coteminas-RN, Mauro Henrique Gadbem e da coordenadora do Formare no RN, Renata Fonseca Pinto Cavalcanti.

Camila Souza, 20 anos, foi uma das formadas e externou sua alegria por atingir uma nova etapa de sua vida: “É um projeto muito importante, adquiri muito conhecimento, gostei muito. Faz três meses que fui contratada e estou trabalhando aqui mesmo na Coteminas como apontadora de produção, me sinto preparada”. Uma nova turma já está composta, atendendo mais 20 alunos, e a maioria deles é de Macaíba.

Texto: Andry Morais

Fotos: Márcio Lucas