22 maio, 2015 Um marco histórico chega à Macaíba

Primeiro veículo que noticiou a tragédia do Pax está em solo macaibense

Na tarde de ontem (21), Macaíba recebeu um marco histórico que vem somar ao grande acervo que o município já dispõe. Trata-se do exemplar original do primeiro veículo a noticiar a tragédia do Pax – o Le Petit Journal.

A referida tragédia vitimou o ícone macaibense Augusto Severo e o mecânico francês George Sachet, no dia 12 de maio de 1902. O Le Petite Journal era um dos maiores e mais importantes jornais da França e circulou entre 1863 e 1944, tendo no seu auge alcançado uma tiragem de um milhão de cópias na década de 1890.

O valioso documento histórico que chegou à Terra de Augusto Severo data de 25 de maio de 1902. Foi entregue às mãos do prefeito Fernando Cunha pelo jurista e acadêmico Armando Holanda Leite, que estava acompanhado pelo juiz de direito Cícero Macêdo, presidente da Academia Macaibense de Letras, e pelo senhor Francisco de Assis de Medeiros, procurador aposentado do Estado do Rio Grande do Norte.

O secretário municipal de Cultura e também acadêmico, Marcelo Augusto, também presente no momento, ressaltou que a entrega do exemplar do referido jornal irá enriquecer ainda mais o acervo do Museu Solar Ferreiro Torto, local onde ele ficará exposto para pesquisa e visitação. O documento está em francês, mas terá anexada uma cópia traduzida para o português.

Texto: Andry Morais

Foto: Márcio Lucas