28 maio, 2015 A Literatura toma conta de Macaíba: começou a II SLIM

II Semana Literária de Macaíba foi iniciada ontem (27) à noite

Uma cidade se faz com homens e livros! É com essa frase de Monteiro Lobato, adaptada para o contexto local, que a Prefeitura dá boas vindas à segunda edição da Semana Literária de Macaíba, iniciada da noite de ontem, 27 de maio, no Pax Club. Autoridades como o prefeito Fernando Cunha e representantes do Poder Legislativo (Ismarleide Fernandes, Edma Maia, Socorro Nogueira e Antônio França) prestigiaram a abertura. No palco do Pax, o grupo de teatro Interart, de Lagoa do Sítio I, abriu o evento com várias peças que descontraíram e chamaram a atenção do bom público presente no recinto.

Em seguida, uma palestra proveitosa com a doutora em Educação, Nivaldete Ferreira da Costa, professora aposentada da UFRN. Na palestra, Nivaldete Ferreira destrinchou o universo de Monteiro Lobato (autor homenageado neste ano) e mostrou sua fonte de inspiração – Friedrich Wilhelm Nietzsche, polêmico e renomado escritor alemão. Destaque para a dualidade apolíneo (razão e equilíbrio) x dionisíaco (emoção e prazer), muito presentes nas personagens do Sítio do Picapau Amarelo. Nesse sentido, a professora ressaltou: “Não podemos deixar que este mundo violento retire nossa capacidade de se alegrar”.

Sobre o ensejo da II SLIM e os projetos sociais para os jovens do município sobre os quais tomou conhecimento, a palestrante comentou: “Fiquei muito impressionada com o que vi aqui. Macaíba tá dando um exemplo para o Brasil, são iniciativas de alta relevância social”. A titular da pasta de Educação, Márcia Portela, também se expressou e explicou sobre o propósito e a programação da Semana Literária deste ano: “Vamos ter blitz literária, painéis de artes visuais, música, teatro, dança, sempre utilizando a temática do Monteiro Lobato. Queremos muito incentivar a leitura dos nossos estudantes”. A II SLIM prossegue até a amanhã (29).

Texto: Andry Morais

Fotos: Márcio Lucas