10 junho, 2015 Prefeito inaugura Centro de Cultura de Macaíba

Local irá abrigar a Escola de Música e diversas outras atividades culturais

Na noite desta quarta-feira (10), o prefeito Fernando Cunha inaugurou o Centro de Cultura de Macaíba e, concomitantemente, efetuou a abertura das atividades da Escola de Música. A nova instituição funcionará na Rua Doutor Pedro Matos (antiga sede da Igreja Universal). Na ocasião, o grupo de teatro Filhos da Arte, os rappers do grupo Dialetos do Gueto, ambos talentos da terra, alunos da Escola de Música de Macaíba e professores da UFRN protagonizaram apresentações culturais para o público presente.

Diversas autoridades estiveram presentes no evento, a exemplo da primeira-dama do Estado, Julianne Faria; os vereadores Rodrigo Nasser, João Medeiros (João de Damião), Marijara Luz (Dadaia), Maria do Socorro Carvalho (Socorro Nogueira), Rita de Cássia, Edma Maia, Ismarleide Fernandes e Antônio França; além de empresários representando o Sindcomércio de Macaíba, o 138º grupo de Escoteiros Augusto Severo e muitos populares.

A partir de agora, o Centro de Cultura de Macaíba será um espaço aberto para a promoção e o exercício de vários segmentos da arte, oportunizando a realização de atividades ligadas à música, dança, teatro, pintura, cinema, entre outras vertentes. Além de tudo isso, o local irá abrigar a Escola de Música de Macaíba, grande celeiro de talentos há bastante tempo.

A referida escola oferecerá aulas gratuitas de violão, violino, guitarra, contrabaixo, bateira, teclado, flauta, em regime de contraturno (por exemplo, se o aluno estuda de manhã, terá aulas à tarde e vice-versa) para os alunos da rede municipal de ensino, incluindo a modalidade EJA e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (PETI e PROJOVEM).

Sobre o Centro de Cultura, a jovem Maxwella Batista, 29 anos, comentou: “Do jeito que tá a violência hoje em dia, o incentivo pra uma cultura melhor é muito importante, até porque a gente quando era criança não teve essa oportunidade. E hoje em dia, eles estão tendo essa oportunidade”.

Escola de Música

A Escola de Música de Macaíba foi fundada no ano de 2006, na segunda gestão do atual prefeito. Atualmente, atende por volta de 2.000 alunos, tanto na própria sede quanto nas diversas unidades escolares da rede municipal pública de ensino. Os monitores são alunos do curso de música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e têm orientação de diversos professores universitários.

Texto: Andry Morais

Fotos: Márcio Lucas