12 junho, 2015 Prefeitura realiza ações alusivas à Semana do Meio Ambiente

Entre as ações, está a campanha Cidade Limpa

A Prefeitura de Macaíba está desenvolvendo o Minha Cidade Mais Limpa, um projeto de conscientização junto à população sobre a importância de manter o nosso município mais humanizado e limpo.

Durante este mês de junho, a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e o 138º Grupo de Escoteiro Augusto Severo estão realizando visitas de casa em casa, distribuindo panfletos e orientando à população sobre os riscos de jogar o lixo em vias públicas e os serviços que estão disponíveis para a população.

Dentre as ações mais importantes sobre a preservação do Meio Ambiente, que a atual gestão realizou, foi cancelar a instalação de um sistema de esgotamento sanitário oriundo do município de Parnamirim, que desaguaria no leito do Rio Jundiaí, no distrito de Mangabeira, ainda no mês de fevereiro do ano de 2013.

Logo que assumiu, a atual administração municipal de Macaíba revogou um termo expedido pela gestão anterior, datado de 15 de março de 2010, que autorizava o município de Parnamirim a usufruir do solo de Macaíba para instalar o sistema de esgotamento.

O Governo Municipal entende que a implantação desse sistema causaria degradações ambientais incalculáveis para a população macaibense, sobretudo às famílias que sobrevivem do Rio Jundiaí. A Prefeitura é contra qualquer atividade que cause a degradação ambiental.

Vale salientar que nenhum departamento da Prefeitura recebeu qualquer documento a respeito desta obra de saneamento relacionada ao município de Parnamirim desde a revogação do termo.

Mesmo com o decreto que proíbe a instalação deste sistema de esgotamento sanitário, a obra começou a ser executada, entretanto foi embargada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo e o Ministério Público já está averiguando o caso.