17 junho, 2015 8ª Conferência Municipal de Saúde é realizada em Macaíba

Evento foi uma oportunidade para todos (gestores, trabalhadores e usuários) discutirem o quadro da saúde local

Macaíba sediou ontem (16) a 8ª Conferência Municipal de Saúde. O tema da Conferência foi “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do Povo Brasileiro”.  O evento constitui um fórum de debate, entre todos os segmentos da sociedade, a qual é representada através de instituições governamentais, entidades de trabalhadores de saúde e usuários do SUS.

O objetivo cerne do referido evento é avaliar a situação de saúde do município, propor novas diretrizes da política de saúde, fortalecer o controle social no SUS, definir e priorizar propostas para aprimorar os serviços de saúde, proporcionando à população uma melhor qualidade de vida.

A Conferência elegeu delegados para representar Macaíba na edição Estadual, a ser realizada no próximo mês de setembro em Natal. A eleição de delegados seguiu o critério da paridade, ou seja, 50% dos delegados eleitos devem ser do segmento dos usuários, 25% de trabalhadores de saúde e 25% do segmento gestor/prestador de serviço (Lei nº 8.142/90). Na Estadual, serão eleitos os delegados para a Conferência Nacional, a ser realizada em dezembro, seguindo o mesmo critério.

Essas conferências representam uma grande e valiosa oportunidade para que todos (gestores, trabalhadores e usuários) discutam os problemas de saúde e proponham novas políticas, diretrizes e metas para a melhoria do sistema de saúde.

Texto: Andry Morais

Fotos: Márcio Lucas