29 dezembro, 2010 Prefeitura assume Pronto Socorro do Alfredo Mesquita

Os atendimentos de urgência do Hospital Alfredo Mesquita Filho, antes administrados pela Sesap, a partir de hoje, através de decisão judicial, que determina o município assumir tais serviços, passa a ser de responsabilidade da Prefeitura Municipal até a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que está em processo de licitação. A unidade deverá abrigar o serviço de urgência municipal, hoje oferecido dentro do Alfredo Mesquita.

Os médicos vinculados ao município passarão a atender no Pronto Socorro da unidade, substituindo os médicos vinculados ao hospital, que foram deslocados com o objetivo de desafogar os corredores do Hospital Walfredo Gurgel. A ideia é colocar esses profissionais para realizarem o acompanhamento de internação clínica dos pacientes vindos do maior hospital do estado.

A decisão é fundamentada em um acordo de cooperação técnica realizado entre a Prefeitura, Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) e a 3ª Promotoria de Saúde de Macaíba, e partiu do cumprimento de uma Ação Civil Pública (001.99.0002514-5) que tem como objetivo melhorar as condições no Walfredo Gurgel.

“Não existe a possibilidade de fechamento do pronto socorro do hospital, o município oferecerá a população os atendimentos de urgência, os quais irão funcionar normalmente, totalmente reestruturados”, disse Marília Dias, administradora do município.