30 dezembro, 2010 Prefeitura lança edital de licitação para construção de UPA

A Comissão de Licitação do Município de Macaíba acaba de divulgar o edital de licitação na modalidade concorrência, com o objetivo de contratar empresa especializada para construção de Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a qual será construída no Araçá, estrada de Jundiaí, próximo ao Centro de Neurociências Anita Garibaldi. O edital estará à disposição dos interessados, a partir do dia 03 de janeiro de 2011 na Sede da Prefeitura, das 8h às 14h, ou poderá ser solicitado através dos emails: cpl@prefeiturademacaiba.com.br ou licitação_macaiba@yahoo.com.br.

O que é e como funciona uma UPA

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) funcionam 24h, são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. São integrantes do componente pré-hospitalar fixo e devem ser implantadas em locais/unidades estratégicos para a configuração das redes de atenção à urgência, com acolhimento e classificação de risco em todas as unidades, em conformidade com a Política Nacional de Atenção às Urgências. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.