24 junho, 2015 PME é aprovado na Câmara e sancionado pelo prefeito

Plano contém as estratégias para a educação de Macaíba nos próximos 10 anos

Nesta quarta-feira (24), O Plano Municipal de Educação (PME) foi aprovado em votação na Câmara Municipal e, subsequentemente, sancionado pelo prefeito Fernando Cunha. O PME contém mais de 100 estratégias, segundo a secretária Márcia Portela, titular da pasta de Educação, sendo uma média de 5 a 7 para cada uma das 20 metas estabelecidas pelo Plano Nacional, as quais deverão ser atingidas até 2024.

O Plano Nacional de Educação começou a ser discutido desde 2010, e foi sancionado em 25 de junho de 2014. A partir de então, foi dado um prazo para que cada município do Brasil estabelecesse o seu próprio plano, sendo dado um prazo de 1 ano.

Na discussão e elaboração do plano, participaram representantes de diversos segmentos como professores, pais de alunos, sindicato dos servidores municipais e representantes do Poder Legislativo e de escolas públicas e particulares, informou Márcia Portela. Ele historiciza a trajetória municipal, mostrando diversos dados.

Os principais pontos contidos no PME destacados por Márcia Portela foram: 1) Investir na formação de professores; 2) Alcançar 100% das crianças de 4 e 5 anos; 3) Alcançar 50% das crianças entre 1 e 3 anos; e 4) Ter uma Educação de Jovens e Adultos (EJA) mais profissionalizante.

Texto: Andry Morais

Foto: Márcio Lucas