Notícias

08 julho, 2015 Nota de esclarecimento

Em virtude do movimento grevista de alguns agentes de saúde e de endemias do município, a Prefeitura de Macaíba vem a público esclarecer à população em geral o que de fato está ocorrendo.

Uma reunião prévia foi realizada com os representantes dos grevistas, e ambas as partes agendaram uma outra para o dia de hoje (08 de julho), onde os agentes seriam representados pelo SINDAS – Sindicato dos Agentes de Saúde, para discutir a pauta de reinvindicações dos mesmos.

Ocorre que nenhum dos agentes, ou representante do Sindicato da categoria compareceu a reunião agendada, preferindo manifestarem-se em vias públicas, numa demonstração clara que “não é bem” a discussão das condições de trabalho que interessa, e sim outros interesses inconfessáveis, que na realidade já foram confessados não comparecendo a reunião acima citada.

Todos os agentes em greve, menos de um terço do total, sabem da boa vontade desta gestão em atender as reinvindicações das diversas categorias que formam todo o corpo de servidores deste município, e com a categoria dos agentes não é diferente, daí a reunião de hoje, onde seria anunciado o atendimento de quase a totalidade dos pontos reivindicados.

As razões da greve são frágeis, já que a principal reivindicação não tem sustentação, posto que o salário dos agentes de nosso município, é igual ou maior que os salários dos agentes das cidades vizinhas, como São Gonçalo do Amarante e Parnamirim, tendo condições financeiras muito superiores as de Macaíba.

O atendimento da maioria dos demais pontos reivindicados é possível de imediato, o que seria garantido na reunião agendada, dependendo apenas de negociação com a categoria, para definir qual a melhor forma do atendimento.  

Não é necessário muito esforço para entender que o que está havendo não é luta laboral e sim antecipação de luta eleitoral partidária, por parte de uns poucos infiltrados na categoria, pois paralisação antes de negociação é manipulação dos agentes envolvidos.

Lamentamos a paralização de um serviço de tão alta relevância social, exatamente num período chuvoso, com possíveis graves consequências para o aumento dos casos de dengue em nosso município, quando conseguimos, com esforço e investimento, não ser incluído no rol dos municípios que tiveram crescimento de seus índices nos casos de dengue.

É do conhecimento público as possibilidades de óbito em casos de dengue e sua variante, conhecida como  “zica”.

Diante dessa triste realidade, queremos deixar claro que estamos confiantes da correção no trato dos recursos do erário público, bem como da dispensada aos servidores envolvidos nessa perigosa aventura política de uns poucos, os quais já foram avisados da aplicação das penalidades cabíveis, sempre na estrita observância das leis.

Considerando que os salários pagos pela Prefeitura de Macaíba, além de estarem rigorosamente em dia, são iguais ou superiores aos dos municípios vizinhos, mesmo sendo eles de maior poder econômico-financeiro;

Considerando que em nenhum momento foi negado negociação com a categoria para alcançarmos melhores condições de trabalho;

Considerando que os representantes dos grevistas deixaram de comparecer a reunião agendada e, no mesmo horário, promoveram passeata nas ruas da cidade com ofensas a administração municipal;

Considerando a efetiva má vontade dos grevistas em negociar, numa clara intenção de antes faturar politicamente em manifestações públicas para incitamento de colegas e induzir desmandos inexistentes;

Esta administração informa e assegura sua permanente disposição em negociar e atender os pontos que forem possíveis de imediato e um plano para o atendimento dos demais em datas futuras.