09 julho, 2015 Prefeitura proporciona curso de capacitação para docentes do 5º ano

Atividade já parte das estratégias do Plano Municipal de Educação

Nesta quinta-feira (09), a Prefeitura de Macaíba, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, proporcionou a docentes do 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino (que atendem alunos de 10 e 11 anos) um curso de capacitação intitulado Formação Aprova Brasil.

O principal objetivo é prepará-los para se adequar à metodologia aplicada na Prova Brasil, que avalia alunos da rede pública de todo o país há cada dois anos, e resulta na nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que reflete a qualidade de ensino.

Ao preparar os professores, também se facilita o processo de ensino-aprendizagem em geral, oferendo aos alunos um conteúdo mais plural e condizente com os processos avaliativos pelos quais irão passar. O curso foi ministrado pela palestrante Sulamita Medeiros, de Recife, representante da Editora Moderna, parceira do evento. Este já faz parte das estratégias do recém-criado Plano Municipal de Educação que tem como uma das frentes investir na formação de professores.

Destaque para Macaíba

O material publicitário da Editora Moderna, uma das mais conhecidas do Brasil, destaca três cidades de diferentes estados que tiveram evolução significativa no IDEB nos últimos anos: Atibaia/SP, Jaguaribe/CE e Macaíba/RN. Na rede municipal, o índice geral subiu de 3,5 (2011) para 3,9 (2013) – no que se refere aos alunos do 5º ano. Com relação aos alunos do 9º ano, subiu de 2,9 (2011) para 3,2 (2013), relatou a secretária municipal de Educação, Márcia Portela.

Vale enfatizar que 04 escolas da rede municipal conseguiram os melhores índices, quais sejam: Auta de Souza, Santa Izabel, Francisco Genival e Alfredo Lira, completou a secretária. A expectativa é manter essa ascensão na próxima prova, a qual será aplicada no próximo mês de novembro. E a Secretaria Municipal de Educação (SME) está se empenhando para isso.

Texto: Andry Morais

Fotos: Jomar Freitas