11 agosto, 2015 Projetos da Prefeitura de Macaíba são destaques em mostra nacional

Os projetos “Novo Sorriso” e ”Relato de Experiência na Formação de Profissionais em Saúde Mental” foram apresentados no 12° Mostra Brasil Aqui Tem SUS, que aconteceu dentro da programação do XXXI Congresso Nacional de Secretário Municipal de Saúde, em Brasília.

A mostra teve por objetivo realizar um intercâmbio com ações bem sucedidas no SUS e assim estimular, fortalecer e divulgar as ações de municípios que inovam nas soluções visando à garantia do direito à saúde.

O projeto “Novo Sorriso” foi um dos maiores destaques de Macaíba no congresso. Apresentado para secretários de saúde de diversos estados brasileiros, ele foi avaliado de forma positiva entre os diversos profissionais que acompanharam apresentação.

O dentista Sérgio Siqueira, um dos responsáveis pelo projeto, comentou sobre a recepção pelos secretários. “De forma geral, eles se interessaram muito, vinham até nós e preguntavam sobre o Novo Sorriso, pedindo detalhes do funcionamento”, declarou Sérgio Siqueira. “Levamos o projeto de Macaíba para todo o Brasil”, finalizou.

Na saúde mental, o projeto “Relato de Experiência na Formação de Profissionais em Saúde Mental” realizou uma melhora na qualificação no olhar e na escuta dos agentes de saúde e técnicos de enfermagem, qualificando quase 150 profissionais de Macaíba.

Os profissionais enviados para representar os projetos em Brasília, Sérgio Siqueira e Jane Melo, ainda participaram de cursos de formação ofertados pelo congresso. “Foi uma troca incrível de experiências, vamos melhorar ainda os nossos projetos”, completou Jane Melo.

Dos dez trabalhos selecionados pelo CONASEMS em cada estado, Macaíba foi à única cidade do Rio Grande do Norte que contou com mais de um projeto na exposição.

Texto; Jomar Freitas

Fotos: Arquivo pessoal