21 janeiro, 2011 Agentes de endemias realizam trabalhos de combate a dengue

Os devidos cuidados com a dengue são essenciais para saúde da população. Por este motivo, a Secretaria Municipal de Saúde vem desenvolvendo eficaz trabalho no combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti, mosquito responsável pela dengue, uma virose, ou seja, uma doença causada por vírus, a qual é transmitida para uma pessoa através da picada da fêmea contaminada do mosquito.

Este trabalho vem sendo efetuado, por meio dos vários agentes de combate às endemias, que espalhados pelo município recolhem pneus, garrafas e outros objetos que servem de criadouros para o mosquito, distribuem “toucas” para cobrir tonéis jarros e tambores, além de borrifarem residências, prédios públicos e particulares, com a colaboração dos proprietários.

Com o crescimento do município, cresceram também os números de borracharias, principais responsáveis pelos vários pneus jogados nas vias públicas. De acordo com José Ronaldo da Silva, responsável pelo Centro Municipal de Endemias, em janeiro deste ano foram recolhidos cerca de 500 pneus minimizando focos do mosquito neste tipo de criadouro. “Desenvolvemos este trabalho, esperando que aos poucos o mosquito seja derrotado e o cidadão não conviva mais com este incômodo, mas para que tudo ocorra nos conformes, esperamos a colaboração da população, principalmente dos donos destes estabelecimentos, pedimos para que não joguem objetos em locais abertos e fiquem vigilantes para não deixar que o mosquito se estabeleça em sua residência”, disse.

A cada 15 dias, os agentes realizam uma aplicação Ultra Baixo Volume (UBV), para o controle do vetor de dengue nos cemitérios públicos, nas sucatas, borracharias e no pátio do Posto da Polícia Federal – BR304 –, onde existem centenas de carros abertos. Estes setores são considerados pontos estratégicos, pois são encontrados todos os tipos de focos do vetor Aedes aegypti.

"A dengue cada um pode fazer alguma coisa para combater. A Secretaria, os governos Federal, Estadual, Municipal, principalmente a população: todos podem fazer mais", disse Silvana Cosme, secretária municipal de saúde, que acrescentou que experiências municipais bem-sucedidas, como educar a população e estabelecer um monitoramento nestes locais poderão minimizar a situação da doença no país.

Informações ou denúncias poderão ser feitas ligando para o telefone do Centro de Endemias (84) 3271-6574.