25 agosto, 2015 Prefeito prestigia reunião de chamada pública do RN Sustentável

Reunião foi conduzida no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Macaíba

Ontem pela manhã (24), o prefeito Fernando Cunha esteve presente na reunião referente à chamada pública de apoio ao registro/alvará sanitário das agroindústrias oriundas da agricultura familiar. A reunião foi sediada no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Macaíba e está ligada ao programa RN Sustentável.

O público-alvo foi composto majoritariamente por pequenos produtores do município. Também estiveram presentes representantes da sociedade civil; a vereadora Edma Maia e o titular da Secretaria Municipal de Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SEMAPE), Francisco Maia. O evento contou com uma palestra proferida pelo médico-veterinário Pedro Henrique, da EMATER/RN.

A referida chamada foca em seis cadeias prioritárias, quais sejam: fruticultura, apicultura, leite e derivados, cajucultura, pesca e ovinocaprinocultura. Os principais objetivos são apoiar financeiramente e tecnicamente a agricultura familiar, incrementar os postos de trabalho e de renda, e, aumentar a segurança alimentar.

A reunião deu oportunidade aos pequenos produtores para que eles apresentassem projetos e ideias voltadas para a iniciativa de negócios sustentáveis direcionados inteiramente para a organização produtiva, ou seja, para aqueles que produzem, manipulam, beneficiem ou processam produtos de origem animal e vegetal no município de Macaíba.

O RN Sustentável é fruto do acordo de empréstimo firmado entre o Governo do Rio Grande do Norte e o Banco Mundial para prover o desenvolvimento regional sustentável através do fortalecimento da agricultura familiar e da economia solidária.

Texto: Andry Morais

Fotos: Márcio Lucas