14 setembro, 2015 Prefeitura realizará homenagem a Auta de Souza

Evento “Auta, versos e poesias” celebrará a vida e a obra da poeta macaibense, no próximo sábado (19).

A Prefeitura de Macaíba realizará uma grande homenagem para uma das filhas ilustres de nossa cidade. No próximo sábado (19), o evento Auta, versos e poesias celebrará a vida e a obra da poeta macaibense Auta de Souza (1876-1901), no Centro de Cultura de Macaíba, a partir das 15h.

Dentre as atividades do evento está a exibição do documentário “Noite Auta, Céu Risonho”, de Ana Laudelina Ferreira Gomes, professora e pesquisadora da UFRN, que estará presente no evento realizando o lançamento do livro “Auta de Souza, a noiva do verso” e participará de uma roda de conversa sobre o curta e o livro.

Um rico acervo voltado a vida de Auta estará sendo exposto no evento, além de apresentação de cordel, fórum de literatura entre outras ações.

O pesquisador Genilson de Azevedo Farias, licenciado e bacharel em história, mestre e doutorando pelo programa de pós-graduação em Ciências Sociais da UFRN ministrará a palestra Auta de Souza: uma mulher, escritora e negra construindo sua liberdade a partir da escrita. O acadêmico também é autor de dissertação e textos sobre Auta de Souza e a questão afrodescendente.

Auta Henriqueta de Souza nasceu na cidade de Macaíba no dia 12 de fevereiro de 1876. Irmã dos também ilustres Henrique Castriciano de Souza e Eloy de Souza, a poeta da segunda geração romântica brasileira colaborou com seus trabalhos para jornais e revistas de Natal, Rio de Janeiro e Recife.

Em 1900 publicou o livro Horto que teve grande impacto na literatura brasileira, tendo seu prefácio escrito pelo poeta Olavo Bilac. Morreu no dia 7 de fevereiro de 1901, na cidade de Natal vítima de tuberculose.

Texto: Tadeu de Oliveira

Assecom - PMM