09 fevereiro, 2011 Justiça, Ministério Público e Prefeitura unem esforços contra a dengue em Macaíba

A partir de agora o Juizado Especial Criminal de Macaíba aplicará como pena alternativa aos condenados o fornecimento de cimento, ferro, areia e brita. Todo o material recebido será utilizado na construção de tampas e novos reservatórios em áreas de grande incidência do Aedes aegypti, vetor da dengue.

A decisão inédita em nível de RN consta do Termo de Cooperação assinado no dia 03 de fevereiro pela Juíza Lílian Rejane da Silva, promotor Augusto Carlos Rocha e pela Secretária Municipal de Saúde Silvana Cosme.

Segundo o compromisso firmado, serão priorizadas áreas carentes da cidade e caberá aos agentes de endemias e agentes de saúde o mapeamento das residências com cisternas ou caixas d’água destampadas ou com problemas de vedação. A Vigilância Ambiental, setor da Secretaria Municipal de Saúde, será responsável pela confecção das tampas e reparos nos reservatórios.

Para a Secretária Silvana Cosme, a união dos Poderes Públicos será fundamental para diminuir os índices de infestação em Macaíba. “Nosso estado apresentou em 2010 um crescimento no número de casos de dengue e Macaíba está entre os municípios de maior risco da doença. Além de estarmos trabalhando muito para diminuir a incidência, com nossos agentes de endemias nas ruas e promovendo campanhas de sensibilização, a parceria com o Ministério Público e a Justiça é um importante reforço nesta batalha”, disse Silvana.