30 setembro, 2015 Macaíba sedia fórum de saúde bucal na próxima sexta (02)

Evento será realizado no auditório do Fórum de Macaíba

O município de Macaíba sedia, na próxima sexta-feira (02), o 7º Fórum Descentralizado dos Coordenadores Municipais de Saúde Bucal da Grande Natal. Esta será a primeira vez que a Terra de Augusto Severo protagoniza esse evento.

O referido evento será realizado no auditório do Fórum Judicial, situado na Rua Doutor Ovídio Pereira da Costa, s/n, a partir das 8 horas da manhã.

Referência em saúde bucal

Hoje, o município de Macaíba é uma grande referência no estado do Rio Grande do Norte no quesito Saúde Bucal, contando com dois estabelecimentos que prestam serviços de qualidade à população: CEO e PA.

O CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. No local são realizados os atendimentos especializados nas áreas de periodontia (doenças das gengivas), endodontia (tratamento de canal), cirurgias orais menores, diagnóstico oral e biopsias, próteses dentárias, atendimento a pacientes com necessidades especiais, dentística especializada (restaurações complexas), além da realização de radiografias orais.

O PA (Pronto Atendimento Odontológico) funciona todos os dias da semana (inclusive nos feriados), das 7h às 19h. Realiza atendimentos básicos agendados diariamente, assim como as urgências odontológicas. Os procedimentos oferecidos são os mais diversos, do ambulatório ao atendimento de urgência, incluindo serviços de restauração, extração, limpeza, hemorragias, fraturas, etc.

Além disso, Macaíba desenvolve o projeto Novo sorriso, que consiste na atuação direta dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Educação, que conduzem escovações supervisionadas e orientações para os alunos das escolas da rede municipal de ensino. Nas escolas serão distribuídos escovódromos, além de kits de saúde bucal (escova, creme dental e fio dental) para que haja a promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal, conforme preconiza a Política Nacional de Saúde Bucal.

Andry Morais

ASSECOM-PMM