24 novembro, 2015 Macaíba é a 23ª cidade de pequeno porte mais desenvolvida do Brasil

Revista Exame divulgou a lista. Macaíba é a única cidade do RN presente no levantamento.

O município de Macaíba ficou na 23ª posição entre as 50 cidades de pequeno porte mais desenvolvidas do Brasil, de acordo com levantamento divulgado ontem (23), pela revista Exame, uma das mais importantes publicações sobre economia e negócios do país. Macaíba é a única cidade do Rio Grande do Norte presente na lista.

O resultado do levantamento é fruto das ações da Prefeitura de Macaíba para a melhoria da qualidade de vida da população com a aplicação responsável dos recursos essenciais para o desenvolvimento da cidade.

A análise foi feita com base em dados de 348 cidades brasileiras. O ranking foi criado a partir de 13 indicadores econômicos, como PIB per capita, crescimento dos empregos formais, importações e exportações. Cada um dos critérios ganhou um peso de acordo com sua importância.

Sobre as informações divulgadas pela revista, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Macaíba, Auri Simplício destacou: “É um dado muito importante. Demonstra o potencial de desenvolvimento do município. Macaíba tende a assumir vanguarda de um polo de desenvolvimento dada a sua disponibilidade de espaço territorial e logística de acesso. Temos potencial para sermos um polo grandioso”, declarou o secretário.

Cidade com potencial de crescimento

Com uma extensão territorial de 510 km2, maior do que as cidades de Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, o município apresenta um espaço importante para desenvolvimento.

Macaíba é sede de importantes indústrias e instituições de avanço das ciências como a Escola Agrícola de Jundiaí, o maior campus da UFRN no estado fora do campus central, com cursos de ensino superior; o Instituto Internacional de Neurociências; o Centro de Saúde Anita Garibaldi e o Campus do Cérebro.

A Vila Olímpica de Macaíba, complexo esportivo e educacional que está sendo construído pela Prefeitura é um dos empreendimentos que tem como objetivo o desenvolvimento da população macaibense. O público-alvo da Vila são crianças e adolescentes que estarão envolvidos em uma série de atividades esportivas e educacionais no local.

O município também conta com a ZPE (Zona de Processamento de Exportações) em fase de implantação. A expectativa é que o empreendimento gere cerca de 5 mil novos empregos diretos no município. A proximidade do aeroporto internacional de São Gonçalo do Amarante, apenas 12 km de distância também é um fator que contribui para o desenvolvimento da cidade, que será facilitado com a construção do acesso sul ao aeroporto.

As capacitações promovidas pela Prefeitura de Macaíba também contribuem para a qualificação profissional da população macaibense na conquista de vagas no mercado de trabalho crescente no município.

Confira a matéria da revista Exame na íntegra http://goo.gl/g77rm0

Assecom - PMM