02 dezembro, 2015 Escolas de Macaíba tem forte participação na elaboração da Base Nacional Comum

Município teve grande adesão dos educadores

O Governo Federal vai realizar, agora no ano de 2015, uma verdadeira democratização na proposta educacional do Brasil. Por intermédio da Base Nacional Comum, a União abriu um novo espaço para os professores e qualquer pessoa interessada opinar sobre as diretrizes educacionais que irão reger o ensino no País. A função do plano é definir os objetivos de aprendizagem a serem considerados pelos professores e coordenadores na hora de elaborarem o projeto pedagógico da escola.

A Base Nacional Comum é uma grande consulta pública, onde basta ao interessado se cadastrar no site basenacionalcomum.mec.gov.br para começar a elaborar os objetivos e conteúdos que achar pertinente a educação. Os tópicos fazem referencia a todo conteúdo dos níveis infantil, fundamental e médio.

No ar desde 15 de setembro de 2015, o portal da Base recebeu, até 30 de novembro, cerca de 4,2 milhões de contribuições de 119 mil professores, 3,1 mil estudantes, 1,6 mil pais, 1,8 mil organizações da sociedade civil, pesquisadores e 21,3 mil escolas públicas e privadas.

Base Nacional Comum em Macaíba

Em Macaíba, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação, realizou um grande esquema para abranger todos os professores das escolas do município, realizando reuniões com todos os educadores, coordenadores e diretores durante todo o mês de novembro e dezembro.

Anteriormente, o conteúdo das aulas era regido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, que era entregue pelo Governo Federal, com pouca participação popular.

Nas reuniões, foram debatidos os temas inerentes ao tema e os professores tinham a total autonomia para opinar sobre os assuntos que julgarem mais pertinentes para o ensino dos jovens macaibenses.

A professora Joelma Coelho, que leciona na Escola Tancredo Neves, no Distrito do Pé do Galo, falou sobre a oportunidade. “Acho muito interessante, receber essa abertura do Governo para poder opinar, é uma visão democrática que recebeu total apoio dos educadores”, completou.

Após as reuniões com os professores, os diretores de todas as escolas do município devem cadastras as instituições e sintetizar as opiniões dos educadores. No próximo dia 15 de Dezembro, a Secretaria Municipal de Educação vai reunir os dados oferecidos pelos diretores e elaborar um índice institucional.