17 dezembro, 2015 Em defesa das mulheres macaibenses!

I Fórum Municipal de Políticas Públicas para Mulheres é realizado

Na manhã de hoje (17), o município de Macaíba deu mais um significativo passo na defesa da população feminina. Trata-se da realização do I Fórum de Políticas Públicas para Mulheres, realizado no auditório do SENAC, com participação de diversos segmentos sociais, o qual faz parte das ações do projeto “Mais Amor, Por Favor”, no intuito de prevenir e combater a violência de gênero na cidade.

O ensejo foi de grande importância para o debate de ações a serem realizadas em Macaíba com relação ao tema. Duas importantes palestras foram proferidas: “Políticas Públicas voltadas para a Mulher”, com Gorette Gabriel – secretária municipal de Trabalho e Assistência Social do município de Monte Alegre e presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (COEGEMAS), e “Lei Maria da Penha”, com Danielle de Carvalho Fernandes (Titular da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Macaíba).

O prefeito Fernando Cunha participou do fórum e mencionou a importância do encontro: “É muito importante que o nosso município esteja engajado em uma questão tão atual que é esta, e nós devemos cada vez mais prevenir e combater a violência à mulher, tanto a violência física quanto a emocional”.

Além do gestor municipal, prestigiaram o evento as vereadoras, Edma Maia, Ismarleide Fernandes, Marijara Luz (Dadaia), Socorro Nogueira e Rita de Cássia; e a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) de Macaíba, Andréa Carla.

Em casos de violência, a população pode fazer denúncias através dos números 3271-1423, no horário das 8h às 17h, Disque 100 e Disque 180. O sigilo dos denunciantes será devidamente preservado.

Ações para as mulheres no município

O projeto “Mais Amor, Por Favor” é o maior exemplo de ação da Prefeitura em direção à população feminina. Além dele, dezenas de mulheres são atendidas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), com acompanhamento de situações de vulnerabilidade social.

Na sequência, tem-se o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), sempre se mobilizando contra as diversas formas de violência. O CREAS atende diariamente dezenas de pessoas vítimas de formas distintas de violência. Dentre elas as manifestações: físicas, sexuais e psicológicas.

Destaca-se ainda o programa Mulheres Mil, desenvolvido pela Prefeitura em parceria com a Escola Agrícola de Jundiaí, oferecendo diversos cursos profissionalizantes como: confeccionador de bijuterias, pedicure e manicure, bordado a mão e pintura em tecido.

Parceria com o Ministério Público

Em julho deste ano, a Prefeitura de Macaíba e o Ministério Público (MP/RN) definiram uma parceria para atuar em relação a esse tipo de violência. Com a parceria, diversos profissionais da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) irão atuar com o MP no trabalho de combate à violência contra a mulher no município.

Serão formados grupos de reflexões com homens agressores que passarem pela Justiça para que eles sejam educados sobre o tema, através de 10 encontros de orientação.

Texto: Andry Morais

Fotos: Márcio Lucas