03 março, 2016 Macaíba vai multar quem jogar metralha na rua além do permitido

A multa será aplicada a quem produzir uma quantidade superior a 500 litros ou 200 quilos

A Prefeitura de Macaíba vai multar quem colocar entulhos e podas na rua além do permitido por lei. De acordo com a Lei Complementar nº 002/2013, que institui o Código de Posturas do município, em seu Capítulo II, que trata da higiene pública, cabe aos grandes geradores de resíduos sólidos a coleta e a disposição final destes.

Quem infringir esta lei poderá ser multado. É importante lembrar que são considerados grandes geradores de resíduos sólidos quem produz uma quantidade superior a 500 litros ou 200 quilos.

Nos últimos três dias, foram retiradas das ruas nada menos que 150 caçambas de entulhos e podas, um número considerado muito alto. Mesmo com campanha educativa, instalação de placas e orientação da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo – Semurb, algumas pessoas insistem em continuar colocando diariamente entulho e podas no meio da rua sem comunicar aos órgãos competentes.

“A Administração Municipal sempre aposta em ações educativas e conta com a colaboração da comunidade para inibir práticas irregulares em relação à ordem pública e ao meio ambiente. Mas, infelizmente, ainda temos maus exemplos. Na última terça-feira, à noite, fizemos a limpeza na avenida Mônica Dantas e na rua Dona Emília. No dia seguinte, para nossa surpresa, os locais estavam novamente com entulhos. A comunidade informou e a Prefeitura autuou o cidadão infrator”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Joacy Carlos Pereira de Assis.

Dúvidas sobre fiscalização e denúncias de descarte irregular de lixo e entulho devem ser encaminhadas à Semurb, de segunda a sexta-feira, pelos telefones (84) 3271-6634 (Recepção) 3271-3180 (Fiscalização), de 8h às 17h.