10 março, 2016 Cardápio da merenda escolar de Macaíba segue recomendações do FNDE

Valor calórico condiz com as necessidades do alunado

A Prefeitura de Macaíba garante de forma contínua a merenda escolar de seu alunado, que abrange a Educação Infantil até o 9º ano do Ensino Fundamental e a EJA, adquirindo produtos em conformidade com as recomendações de órgãos nacionais. “O FNDE pede que o cardápio seja composto pelos micro e macronutrientes necessários”, explicou a nutricionista Mara Lorena, da Secretaria Municipal de Educação (SME).

A rede municipal de escolas tem um cardápio intercalado, ou seja, um dia há arroz com feijão e uma carne, no outro um biscoito com uma vitamina, um suco, um leite; no dia seguinte um risoto e assim por diante. Ainda de acordo com Mara Lorena: “Vale ressaltar que se trata de um lanche, e não de uma refeição completa”, frisou a nutricionista.

O Governo Federal repassa para o lanche R$0,30 por cada aluno, e o município completa com 40% desse valor o restante para proporcionar uma merenda com valor calórico condizente com as necessidades do alunado. No que se refere aos nutrientes, proteína, gordura e carboidratos estão entre as maiores necessidades do corpo e Mara exemplifica: “O leite e a carne têm proteínas e gorduras, e o biscoito e os cereais têm carboidratos”, destacou a profissional.

Com relação à distribuição e frequência, todas as escolas são abastecidas semanalmente, de segunda a quinta-feira, através de quatro rotas. As direções das escolas têm sempre o feedback da Casa da Merenda (que é a central de distribuição municipal), mantendo uma comunicação permanente, e recebem o Cardápio que é fixado, normalmente, no quadro de avisos das escolas.

Capacitação para merendeiras

A Prefeitura de Macaíba, através da Secretaria Municipal de Educação (SME) tem proporcionado diversas capacitações para as merendeiras, que, inclusive, recebem um diploma após a conclusão do treinamento.

Essas profissionais recebem aulas de nutrição, preparo e manuseio de alimentos, além de procedimento de higienização. Além disso, a Prefeitura garantiu os equipamentos de proteção individual (EPIs) necessários para as atividades diárias da profissão.

Texto: Andry Morais

Foto: Márcio Lucas