Notícias

15 março, 2016 Escolas da rede municipal pública de Macaíba funcionam normalmente

Rede municipal não aderiu à paralisação nacional convocada por sindicatos

Apesar do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Macaíba (SINSEMAC) ter convocado uma paralisação local, em virtude da paralisação nacional convocada pelos demais sindicatos, para o período de 15 a 17 deste corrente mês, os professores da rede municipal pública de ensino, em sua grande maioria não aderiram ao movimento.

Segundo o SINSEMAC, as reivindicações são relativas a itens como: cumprimento da Lei do Piso, posição contrária à Terceirização, às chamadas Organizações Sociais (OSS), ao parcelamento de salários, à militarização das escolas públicas e à reorganização das escolas. No caso de Macaíba, nenhuma dessas reivindicações apresenta sentido, pois o município cumpre todos os itens citados.

Além disso, ressalta-se que a merenda escolar é garantida continuamente pela Prefeitura e está em conformidade com as recomendações do FNDE; a atual gestão entregou uma creche Proinfância, está construindo mais duas do mesmo tipo e outras duas estão em fase de planejamento; diversas escolas foram reformadas; o transporte escolar é providenciado todos os dias para alunos e professores; os livros didáticos estão sendo distribuídos; e novos equipamentos foram adquiridos recentemente para as escolas, incluindo mesas, carteiras e refeitórios.

Segundo o professor José Monteiro, coordenador pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (SME), todas as vezes que são dadas aulas de reposição, a frequência é mínima, além do fato de que a Prefeitura tem que arcar com despesas extras de transporte, merenda e pessoal, entre outros fatores.

Assecom-PMM