30 março, 2016 SEMTAS realiza importante seminário para a juventude

Seminário "Ser Adolescente" proporcionou palestra e oportunidade para jovens se expressarem

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), através do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), promoveu na tarde desta quarta-feira (30) o Seminário “Ser Adolescente”, na Escola Municipal Pinheiro Borges, onde os adolescentes participantes do NUCA e estudantes da referida escola tiveram a oportunidade de assistir uma palestra sobre a temática do seminário, abordando diversos dilemas típicos da faixa etária, além de fazer apresentações culturais.

O NUCA é uma importante ação relativa ao Selo Unicef proposta para que o município criasse um grupo de adolescentes, composto por pessoas de 12 a 17 anos, desenvolvendo várias ações de protagonismo juvenil. O evento de hoje foi como uma “prestação de contas” das atividades desenvolvidas pelo núcleo ao longo do tempo.

“Recomendou-se que o município criasse um NUCA, porém criamos dois: um na Morada da Fé e outro em Riacho do Sangue. O jovem é a porta para o futuro, e nós, da SEMTAS, sempre trabalhamos com essa preocupação de levar para eles atividades para que se vejam como responsáveis pelo desenvolvimento de nossa cidade e nosso país”, destacou Tiago Mafra, coordenador da SEMTAS.

“Desenvolvemos uma série de atividades envolvendo a cultura, porque na cultura nós temos uma grande força para atrai-los para junto da gente, dando-lhes oportunidades para que mostrem o trabalho deles para que consigam se verem como cidadãos do futuro e protagonistas nas suas comunidades. Temos ações muitos boas para os jovens nas escolas, na própria Assistência Social, na Saúde”, complementa Tiago.

A adolescente Mariana Santos, 16 anos, residente na Rua José Coelho participa das atividades do NUCA e comentou sobre suas experiências no núcleo: “Muito bom para mim, porque eu aprendi várias coisas. Também já vou começar aula de dança e tudo isso é muito bom! Eu tomei mais gosto de vir para a escola”,  disse a estudante que também relatou que suas notas melhoraram.

Além do NUCA, a Prefeitura de Macaíba desenvolve diversos projetos e ações direcionados para a juventude, visando protegê-la de situações de risco social. Cultura Jovem na Praça, Escola de Música, Xadrez na Escola, Teatro na Escola e Macaíba Cores e Artes são grandes exemplos de medidas que a gestão municipal têm tomado em relação às futuras gerações.

Texto: Andry Morais

Fotos: Márcio Lucas