14 abril, 2016 Mutirão contra o Glaucoma é iniciado

Nesta quarta-feira (13) foi realizado o primeiro dia da 11ª edição do Mutirão contra o Glaucoma, promovido pela Prefeitura de Macaíba em parceria com o Governo do Estado, no centro de convivência Pax Club. A ação continuará amanhã (14), no mesmo local, das 8h às 17h. O objetivo do mutirão é combater, por intermédio da identificação precoce a doença silenciosa capaz de causar muitos distúrbios visuais como a cegueira.

Aguinaldo Soares da Silva, morador do conjunto IPE, 44, participa desde 2013 do Mutirão. Nesta edição, ele declarou sobre a importância da ação saúde. "É muito importante não só para mim, mas para todas as pessoas. Se não tiver esse acompanhamento pode levar a cegueira.

O Glaucoma é muito sério", afirmou. O paciente que participa do mutirão é cadastrado para passar por uma avaliação de seu quadro clínico. Caso seja diagnosticada alguma anormalidade relacionada ao glaucoma, ele será medicado e receberá futuro acompanhamento oftalmológico. A cada três meses, o paciente passará por uma nova consulta e, consequentemente recebendo nova medicação.

A dona de casa Joana Maria Gomes Pinheiro, 43, moradora do Centro da cidade participou da ação nesta quarta. Na oportunidade, ela afirmou sobre o mutirão. "Faz dois anos que sou acompanhada e está muito bom. É uma ajuda muito grande para quem não pode comprar o colírio porque ele é muito caro. Para quem não veio, procure se informar direitinho. Nós temos que combater antes que a doença nos comprometa mais. Tem que combater enquanto é cedo", declarou Joana.

Assecom - PMM