14 abril, 2016 Prefeitura de Macaíba e Polícia Militar trabalham pela melhoria da Segurança Pública no município

A convite da presidente do Conselho Comunitário de Riacho do Sangue, Rosilma Silva, o prefeito Fernando Cunha, o coronel Marlon Bay, comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar e as vereadoras Rita de Cássia e Edma Maia participaram de uma reunião sobre segurança pública na comunidade de Riacho do Sangue, com a participação de outras comunidades circunvizinhas como Lagoa Seca, Assentamento Eldorado dos Carajás e Cajarana, na noite de ontem (13).

Na ocasião, o Coronel e o Prefeito ouviram sugestões da população para a melhoria dos trabalhos de segurança no município. De acordo com o Coronel Marlon, a PM realiza o trabalho de segurança no município contando com o apoio da Prefeitura de Macaíba. Dentre as ações realizadas pela Prefeitura está a solicitação de mais 15 policiais para o 11º Batalhão da PM feita pelo prefeito Fernando Cunha ao Governador do Estado, Robinson Faria, solicitação que foi atendida, além do envio de mais cinco viaturas para auxiliar nos trabalhos e, em breve, a ampliação do projeto piloto de instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos no município.

O coronel também afirmou que a Polícia Militar nunca realizou tantas prisões em todo o país, mas que a PM enfrenta dois problemas no momento, sendo eles as audiências de custódia, que vêm liberando muitos meliantes presos pela PM e o sistema prisional que apresenta problemas, mas que não são de hoje. A situação vem sendo complicada ao longo de vários anos em todo o Brasil.

Comandante explica que ações da PM tem maior
eficácia que construção de postos policiais

Ações como a Operação Madrugada Segura, desenvolvida pela PM em todo o município durante a madrugada para coibir delitos também estão sendo intensificadas e serão somadas a novas ações de policiamento ostensivo, tanto na zona urbana como na zona rural da cidade. Sobre a construção de postos policiais nas comunidades, o coronel Marlon declarou que esta alternativa é inviável, no momento, visto as dificuldades de disponibilidade de recursos financeiros na área de segurança pública em todo o país, além de problemas como deslocamento dos policiais, infraestrutura dos postos e o número do efetivo da Polícia.

Cada posto precisaria de pelo menos dois policiais para um turno de 24h totalizando oito por posto. Medidas como esta e postos de polícia abertos não são encontradas em capitais e outras cidades menores, mas sim viaturas realizando rondas pelas cidades, o que beneficia mais pessoas.

Tribunal de Contas proíbe pagamento de diárias operacionais
e Prefeito Fernando Cunha fala sobre convênio com a PM

O pagamento de diárias operacionais também foi discutido na reunião. Na oportunidade, o prefeito Fernando Cunha destacou a busca da atual gestão municipal pelo benefício desde o início de 2013 junto ao Governo do Estado, mas que as diárias operacionais custeadas pelas prefeituras foram proibidas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), decisão que foi reforçada pelo Tribunal, na última terça-feira (12).
O prefeito também destacou que a atual gestão da Prefeitura mantém um convênio com a Secretaria de Segurança do Governo do Estado para auxiliar nos trabalhos de segurança em Macaíba. Dentre estes auxílios estão o aluguel da sede do comando da Polícia Militar, pagamento da água, luz e combustível das viaturas e manutenção destas, além da alimentação da Polícia Civil que atua no município.

O chefe do executivo municipal também parabenizou o trabalho que vem sendo feito pelo coronel Marlon e sua equipe na segurança pública de Macaíba, mesmo com as dificuldades fazendo o possível para melhorar a segurança. De acordo com o prefeito, um trabalho reconhecido e elogiado pela população, mesmo os policias trabalhando no limite, os esforços não estão sendo medidos para minimizar os problemas tanto na zona urbana como na zona rural.

Comandante da PM pede à população que
colabore denunciando possíveis delinquentes

Na reunião também foi informado aos participantes que em breve o coronel e o prefeito vão solicitar ao governador do Estado o aumento de diárias custeadas pelo Governo do RN para a realização de rondas periódicas nas comunidades. O Coronel Marlon também destacou que a população deve colaborar com as investigações da Polícia, fator primordial para a solução de crimes e eventual prisão dos responsáveis por delitos. Para isso, a população pode ligar para os números de telefone 190, em caso de emergência e 181, para denúncias anônimas.
O fato de que alguns moradores podem estar servindo como informantes para a prática de delitos dentro da comunidade também foi ressaltado pelo coronel. Para que esta ação seja coibida é necessário que os moradores auxiliem a polícia denunciando de forma anônima pelo número 181 atitudes consideradas suspeitas. De acordo com estatísticas da PM, a denúncia anônima é essencial para a solução de crimes e prevenção de atividades criminosas.

A presidente do Conselho Comunitário de Riacho do Sangue, Rosilma Silva agradeceu a presença de todos e também parabenizou o coronel Marlon Bay pelo trabalho realizado em Macaíba ressaltando que a população reconhece o esforço para a melhoria da segurança.

Assecom - PMM