29 abril, 2016 Casamento comunitário consolida a união civil de mais de 200 casais em Macaíba

Uma bela e arborizada praça e uma brilhante manhã de sol de outono, uma combinação muito favorável para compor o cenário onde mais de 200 casais consolidaram, diante da sociedade e da justiça, sua união civil nesta sexta-feira (29), reforçando assim os elos de seus relacionamentos.

Foi mais uma edição do casamento comunitário em Macaíba, fruto da parceria entre o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ-RN), mediante o Núcleo de Ações e Programas Socioambientais (NAPS), e a Prefeitura Municipal.

Um momento histórico, singular e marcante na vida de que o vivencia. É o caso da moradora do distrito de Traíras, Iranilda Rufino Bezerra, que relatou: "É uma emoção muito grande, a realização de sonho que a gente (ela e seu agora esposo, José Felipe) já queria há muito tempo, fomos bem atendidos".

Já Tiago Gomes, residente na região central de Macaíba, comentou: "É uma sensação muito boa participar desse casamento comunitário". Tiago complementou que também pretende casar na igreja com sua agora esposa, Margareth Maria.

O evento foi prestigiado por várias autoridades como o prefeito Fernando Cunha, os vereadores (as) Edma Maia, Socorro Nogueira, Rodrigo Nasser, João de Damião, Silvan Freitas, Antônio França e Ismarleide Fernandes, a juíza Fátima Soares, o tabelião municipal Francisco Benício da Costa, o coordenador de casamentos comunitários do NAPS/TJ-RN, Rossini Pimentel, diversos secretários municipais e população em geral.

Este foi o segundo casamento comunitário realizado em Macaíba em três anos. Os casais fizeram suas inscrições na Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) de forma gratuita, com todo o acompanhamento técnico e legal necessário, atendendo ao critério de estarem na parcela populacional com renda de até dois salários mínimos por mês.

Texto: Andry Morais

Fotos: Márcio Lucas