Notícias

01 junho, 2016 Alunos da Escola de Música de Macaíba assistem a encontro internacional de músicos na UFRN

Foi o Encontro Internacional de Big Bands de Jazz

Na manhã desta quarta-feira (01), um grupo de alunos da Escola de Música de Macaíba teve a relevante oportunidade de assistir a um encontro internacional de bandas da Universidade Federal. O evento ocorreu na Escola de Música da referida universidade (EMUFRN), que reuniu a Big Band Luther College Jazz Orchestra (Estados Unidos) e a Big Band Potiguar Jerimum Jazz (Natal). Luther College Jazz Band faz parte de uma universidade luterana americana (Luther College) e realiza apresentações em seu país de origem de maneira frequente em diversos tipos de eventos. Já a Big Band Jerimum Jazz é um experiente grupo da UFRN que tem feito apresentações em Natal e em várias partes do nosso estado, adaptando o Jazz aos mais tradicionais ritmos nordestinos.

 

Foi uma experiência enriquecedora tanto para os docentes quanto para os discentes da área de Música, conforme certificam os professores da Escola de Música de Macaíba. "A principal perspectiva é o despertamento dos alunos que estão ingressando agora na Música, para que eles vejam o quanto o campo da Música é bem amplo", comentou Danilo Fernandes de Lima que leciona em Macaíba e também é integrante da Big Band de Natal. "É uma prática (audição) que eu considero importantíssima para os alunos que estão estudando Música", completou Simeão Severo, outro integrante da banda potiguar que também atua em Macaíba.

 

O coordenador da Big Band de Natal, Ranilson Farias, corroborou as opiniões anteriores: "Sem dúvida nenhuma, foi uma experiência riquíssima. Nós vivenciamos um pouco do dia a dia deles. A maneira de ensaiar, a maneira de tocar, e isso é muito importante para nós à medida que eles absorvem também um pouco de nossa cultura musical". Ponto de vista semelhante apresentou o líder do grupo americano, Tony Guzman, que relatou: "Essa troca de ideias enriquece muito, individualmente e o grupo. Os músicos são uma grande família".

 

E os alunos de Macaíba também demonstraram sua satisfação com o ensejo. "Para mim, foi muito bom ver esses caras tocando aí! Quem sabe um dia eu posso estar ali como eles. Isso me incentivou a cada dia querer mais estudar", opinou Lucas Romualdo, residente nas Campinas, e aluno da Escola de Música de Macaíba. Essa escola foi criada pelo prefeito Fernando Cunha em sua segunda gestão e atende a centenas de alunos da rede pública de ensino. Além do encontro de Big Bands, o local também houve o 5º PERCUTIR - Encontro de Percussão da UFRN, que também foi contemplado pelos alunos da Escola de Música de Macaíba e servirá para enriquecer seu aprendizado.

 

Texto: Andry Morais

Fotos: Lindenilson Moura

ASSECOM-PMM