12 abril, 2011 Miguel Nicolelis dá nota 8 para Prefeitura de Macaíba

O debate que se seguiu à palestra do cientista Miguel Nicolelis, mediado pelo professor da UFRN Eudenilson Lins Albuquerque, começou com um questionamento feito pelo potiguar: diante de uma realidade em que aumentam o número de cientistas e pesquisas e os financiamentos são finitos, como garantir um bom gerenciamento e uma boa escolha das atividades nas quais se deve investir?

Nicolelis foi enfático: “Eu sou do departamento de sonhos, não sou do departamento financeiro”, disse. Diante de uma platéia surpresa e ansiosa, ele continuou: “Eu acredito que é preciso pensar e ir lá fazer. É difícil e os recursos são finitos, mas os pesquisadores precisam ir atrás, não pode ficar esperando que caia do céu”, disse.

Sobre a possibilidade de um brasileiro ganhar o Prêmio Nobel, Nicolelis foi modesto e apontou o ex-presidente Lula como favorito. “Na Europa todos dão como certa a eleição do Lula para o Nobel da Paz. Mas acho plenamente possível que um cientista brasileiro ganhe o prêmio em qualquer outra área. O Nobel é o coroamento de um longo processo e, embora se escolha um nome, ele premia o trabalho de uma equipe. Ninguém faz ciência sozinho. E o Brasil está dentro desse processo, está no caminho”, afirmou.

Outro ponto levantado pelo idealizador do Instituto Internacional de Neurociências de Natal (IINN-ELS) foi a importância da participação da sociedade na discussão sobre ciência. “A ciência precisa estar na vida da sociedade, precisa ser falda no jornl, na novela, ser conversada nas mesas de bar. Disseminar essa ideia é importante para o avanço no processo de produção científica no país”, disse Miguel Nicolelis.

Um dos espectadores enviou uma pergunta simples, mas polêmica. Ele indagou o cientista sobre que nota ele daria para os governos estadual e municipal com relação ao apoio ao projeto do IINN-ELS. Nicolelis não pensou duas vezes:

“Nota 8 para a Prefeitura de Macaíba, nota 3 para o Governo do Estado e nota 0 para a Prefeitura de Natal”,

afirmou.

*Com informações da Tribuna do Norte.