03 junho, 2016
Cinema na Praça movimenta Lagoa do Sítio I e Capoeiras
Projeto foi recomeçou em Traíras na semana passada e já é um sucesso por onde passa
As noites de quarta (01) e quinta-feira (02) desta semana foram movimentadas pelo projeto Cinema na Praça nas comunidades rurais de Lagoa do Sítio I e Capoeiras, respectivamente. O projeto teve sua reestreia na semana passada no distrito de Traíras e objetiva levar a sétima arte para dentro das comunidades macaibenses. Nesta primeira etapa, os filmes serão exibidos na área rural.
Na quarta-feira (01), os moradores de Lagoa do Sítio I se reuniram nas proximidades da capela local e assistiram a três exibições: um curta-metragem sobre a poetisa Auta de Souza, outro curta-metragem chamado "Tu se alembra?", que foi lançado em 2012, sendo uma produção coletiva do professor e cordelista Hailton Mangabeira e da Companhia Interart de Teatro, e o filme "Capoeira dos negros, a terra que o tempo esqueceu", que faz menção à história e a cultura de Capoeiras, maior comunidade quilombola do Rio Grande do Norte.
Na quinta-feira (02), foi a vez da comunidade quilombola de Capoeiras receber o projeto, onde os seus residentes tiveram a oportunidade de contemplar o referido curta-metragem sobre a poetisa Auta de Souza e, em seguida, o filme que se refere às suas próprias raízes, o qual emocionou os presentes, pois vários moradores da localidade participaram ativamente das gravações de "Capoeira dos negros, a terra que o tempo esqueceu", que foi feita no ano de 2007.
Texto: Andry Morais
Fotos: Marcelo Augusto/Andry Morais
ASSECOM-PMM