11 outubro, 2016 Pax Club sedia encontro sobre prevenção e combate de ISTs

Macaíba é referência estadual na prevenção e tratamento de ISTs

O Centro de Convivência Pax Club sediou na tarde de ontem, 10 de outubro, o I Encontro Municipal para Exposição da Linha de Cuidados ao Portador de Sífilis e HIV na Atenção Básica. O evento foi conduzido com base em um curso oferecido pelo Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NESC/UFRN), em parceria com o Ministério da Saúde, abordando a assistência a pacientes que sofrem de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Macaíba, o curso foi direcionado para profissionais de saúde locais e de Natal, Parnamirim, Extremoz e São Gonçalo do Amarante. Foi abordado principalmente o manejo clínico dos pacientes com ISTs, os quais passaram a ter novas possibilidades de tratamento com a evolução da tecnologia e da medicina. Esse novo cenário tem exigido um novo modelo de atenção e, consequentemente, uma nova linha de cuidado, sendo a Atenção Básica a porta de entrada para esse cuidado.

O encontro teve a participação do prefeito de Macaíba, Fernando Cunha, que é médico; o vereador Antônio França, representando a Câmara Municipal; o coordenador do curso de Manejo Clínico para o Cuidado em DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, Richardson Rosendo; a coordenadora municipal de Atenção Básica, Isabelle Albuquerque; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jane Suely de Melo Nóbrega; a médica Carolina Araújo Damásio Santos, infectologista do Centro de Educação e Pesquisa em Saúde Anita Garibaldi; a administradora do Hospital Regional Alfredo Mesquita Filho, Sílvia Maria C. Trigueiro; a diretora da UPA de Macaíba, Célia Croisfelt; e Adriane Filgueira, do Serviço de Assistência Especializada (SAE) em HIV/AIDS e Hepatites Virais.

Durante o evento, Isabelle Albuquerque mencionou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Macaíba no que diz respeito às ISTs, destacando que o município é uma referência estadual nesse quesito por disponibilizar para a população, em todas as suas unidades de saúde, testagem rápida para a detecção dessas doenças. Macaíba também disponibiliza a medicação para o tratamento das ISTs em sua própria sede.

Texto: Andry Morais
Fotos: Márcio Lucas