21 outubro, 2016 Escola de Música é tema de trabalho em Congresso de Educação Musical

Pâmela Araújo, ex-aluna e atual professora da Escola apresentará o trabalho, na próxima quinta-feira (27), no Piauí.

A professora de violão da Escola de Música de Macaíba, Pâmela Araújo apresentará um trabalho sobre a Escola no Congresso Regional da Associação Brasileira de Educação Musical, na próxima quinta-feira (27), em Teresina, no estado do Piauí.

O conteúdo do trabalho é baseado nas experiências de Pâmela como aluna e professora da Escola de Música macaibense. Ela fez parte da primeira turma da Escola formada em 2006. A apresentação será um recorte da monografia apresentada por Pâmela no primeiro semestre deste ano no curso de graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte intitulada "Dois olhares: aulas de violão na Escola de Música de Macaíba: um relato de experiência". Confira a monografia aqui https://goo.gl/KxpBWD.

Sobre o trabalho, Pâmela explica o objetivo e os motivos da escolha pelo tema. "A ideia de falar sobre o projeto foi uma forma de falar da funcionalidade, do que acontece nele, para que as pessoas tomem conhecimento, porque apesar de saberem do projeto, muitas pessoas ainda não sabem como funciona e qual é o objetivo. É um projeto social importantíssimo e posso falar com propriedade porque fui aluna desde o primeiro ano e em seguida, já ingressei na universidade no curso de música", declara.

Após iniciar os estudos em violão na Escola macaibense, Pâmela continuou os estudos e ingressou no curso técnico da Escola de Música da UFRN e em 2014, ingressou na graduação em Música da universidade. A professora também destaca a importância do trabalho de músico e como os alunos são orientados sobre o universo musical. "Muitas vezes as pessoas não tem conhecimento de ter a música como profissão. Não veem um futuro musical que os filhos podem ter. Os alunos quando chegam à Escola conhecem o mundo musical que não se detém só as aulas do projeto. Tomam conhecimento do quanto eles podem crescer, o quanto de caminho que eles têm para seguir e como eles podem fazer para chegar, com a ajuda dos professores e de toda a equipe da Escola. Um projeto social muito importante para os jovens e as crianças", afirmou.

Escola de Música de Macaíba

A Escola de Música de Macaíba foi criada em 2006, na segunda gestão do prefeito Fernando Cunha. Projeto inovador no município, a Escola beneficia cerca de 300 alunos com aulas gratuitas de guitarra, violão, violino, bateria entre outros instrumentos. As aulas acontecem sempre no contraturno do horário regular de aula dos estudantes. Celeiro de talentos musicais no município, o projeto social macaibense conta com uma série de alunos que ingressaram no curso de música da Universidade Federal do Rio Grande e que seguiram a carreira musical profissionalmente.

Texto: Tadeu de Oliveira
Foto: Márcio Lucas