18 abril, 2011 Macaíba, pioneira no Sistema Sigap na rede pública

Baseado na visão do olho que tudo ver de Michel Foucault, o Sistema Sigap (Sistema Informativo de Gerenciamento ao Atendimento Público) implantado nas secretarias municipal de Educação (2009) e Saúde (2011) em Macaíba, região da Grande Natal, é um sistema que trabalha hoje em dois núcleos de grandes informações. Saúde, na Central de Marcação de Consultas, com mais de mil atendimentos semanais, e na Educação, nas escolas, com um universo de mais de 10 mil alunos. Sua principal finalidade é a otimização de todos os processos existentes e a unificação destes processos em um cadastro único aonde o cidadão vai poder ser tratado de forma individualizada.

Para se ter uma idéia melhor do resultado desse sistema, pioneiro na rede pública no Rio Grande do Norte, só em 2009, quando foi implantado, possibilitou uma economia ao erário municipal de mais de R$ 800 mil, com o controle de cadastro funcional dos professores que atuavam na escolas da rede pública. Ou seja, aqueles professores que só davam uma aula em uma única turma foram dispensados, e contratados mestres para ocupar a mesma vaga com aulas em várias turmas diferentes, segundo informa o idealizador do projeto Miguel Arcanjo.

De acordo com ele, no caso da Saúde, por exemplo, “com o uso destes elementos existente no sistema, podemos hoje determinar de forma rápida as demandas de consultas e exames, evitando assim as famosas vendas de fichas. Além disso, temos um mapa do atendimento por localidade, e fazemos um acompanhamento desde a marcação até o atendimento, tudo isso de forma rápida e transparente”.

Segundo ainda Miguel Arcanjo, o Sigap é derivado de um sistema que trabalha com escolas da rede privada em Natal e João Pessoa, levado a rede pública municipal de ensino e agora da Saúde em Macaíba, adequando-as as necessidades não só das escolas como também das secretarias de Educação e Saúde.