27 outubro, 2016
Macaíba chega aos 139 anos de emancipação na rota do desenvolvimento
Município tem atraído cada vez mais novos investimentos e pessoas
Com uma área territorial de mais 510km2 e uma população de cerca de 80 mil habitantes (IBGE 2015), Macaíba, sem dúvida, consolidou-se como uma das maiores e mais importantes cidades do estado Rio Grande do Norte. Nesta data de 27 de outubro de 2016, o município completa seus 139 anos de emancipação política, numa época em que se encontra em plena rota de desenvolvimento. O município atualmente conta com dezenas de empresas instaladas nos seus dois polos industriais: O DIM - Distrito Industrial de Macaíba e o CIA - Centro Industrial Avançado. Empresas como a Coca-Cola, Coteminas e Simas Industrial são exemplos de grandes indústrias que estão instaladas em Macaíba, gerando milhares de empregos para a população.
Esse número de empreendimentos na zona industrial do nossa terra não para de crescer. Recentemente, a Resinorte, referência na produção de resinas anunciou que irá se instalar em Macaíba, tornando-se a primeira fábrica desse ramo no Nordeste. A Multipack Embalagens e a Vilac Foods também conseguiram terrenos para se instalarem no município, através de uma parceria entre a Prefeitura de Macaíba e o Governo do Estado. O que significa mais centenas de empregos para os macaibenses. Ressalta-se que existe a Lei Municipal nº 1105, de 19 de novembro de 2003, que estabelece que pelo menos 60% das vagas de emprego ofertadas pelas indústrias instaladas em território municipal sejam ocupadas por trabalhadores locais.
Não é à toa que a Revista Exame, uma das conceituadas do país em Economia e Negócios apontou Macaíba como a 23ª cidade mais desenvolvida do Brasil entre os municípios médios e pequenos, corroborando o fato de que Macaíba hoje em dia realmente está no caminho do progresso e tende a se desenvolver cada vez mais, economicamente e populacionalmente, devido à sua vasta extensão territorial e à sua localização estratégica bem próxima da capital Natal e do novo aeroporto de São Gonçalo do Amarante, inclusive constituindo-se em uma de suas principais vias de acesso.
Outro ponto forte para o desenvolvimento de Macaíba é o seu comércio forte e movimentado, que, mesmo em tempos de crise, permanece estável. Além dos muitos empreendedores locais, principalmente nos ramos de vestuário, alimentação e móveis, grandes magazines estão se instalando na cidade. Macaíba também ganhou recentemente seu primeiro hipermercado, que concentra diversas lojas de grife. Esta é a Macaíba de 2016, com perspectivas de um futuro promissor e na rota do desenvolvimento. Parabéns, Macaíba (Querida Coité), pelos seus 139 anos de emancipação política!
ASSECOM-PMM