24 novembro, 2016 Prefeitura realizará seminário sobre o programa BPC na Escola

Evento será realizado na próxima terça (29) e aberto ao grande público.

A Prefeitura de Macaíba, por intermédio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) realizará o seminário de formação inter-setorial do grupo gestor e técnicos do programa de Benefício de Prestação Continuada na Escola (BPC na Escola), na próxima terça-feira (29), a partir das 8h até às 12h, no Centro de Convivência do Pax Club.

O objetivo do seminário, que será aberto ao público, é possibilitar os conhecimentos essenciais ao aprimoramento no desempenho dos trabalhadores da Assistência Social, Educação, Saúde, e Direitos Humanos na implementação do programa BPC na Escola no município.

O programa tem como objetivo garantir o acesso e a permanência na escola de crianças e adolescentes com deficiência de 0 a 18 anos, que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC). Isso é feito por meio de ações intersetoriais com a participação da União, estados, municípios e do Distrito Federal. Entre os principais objetivos estão a identificação das barreiras que impedem ou dificultam o acesso e a permanência de crianças e adolescentes com deficiência na escola e o desenvolvimento de ações intersetoriais, envolvendo as políticas de Assistência Social, de Educação, de Saúde e de Direitos Humanos.

Para identificar essas barreiras, são aplicados questionários aos beneficiários durante visitas domiciliares. Posteriormente, é realizado o acompanhamento dos beneficiários e de suas famílias pelos técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), e das ações intersetoriais desenvolvidas pelos grupos gestores do Programa.

Confira a programação do evento:

8h Credenciamento
8h30 Apresentação Cultural
9h Formação de Mesa de Abertura
9h30 Palestra de Abertura - "O Programa BPC na Escola e os desafios para a concretização dos direitos da pessoa com deficiência"
10h15 Interface do Cadastro Único com o Benefício de Prestação Continuada BPC
10h45 Apresentação do Diagnóstico do Programa BPC na Escola em âmbito municipal
11h Oficina de construção do Plano de atividades intersetoriais e ações estratégicas
11h30 Apresentação dos resultados da oficina

12h Encerramento